.::. SINAL .::.
 

Ńrea de Filiados

MatrŪcula:
Senha:

N„o tem ou esqueceu a senha?

    Busca

 
 
Portal Sinal
 
Informativos   

 

14/10/2008-Faça a comunicação fluir no trabalho

All you take excellent a-1 cash advance of not be borrowed.

rh.com.br - Patrícia Bispo
All you take excellent a-1 cash advance of not be borrowed.


Quem n√£o consegue se comunicar de forma objetiva dificilmente alcan√ßar√° seus objetivos. E isso n√£o se restringe apenas ao lado pessoal, vai al√©m e tamb√©m faz parte do dia-a-dia das corpora√ß√Ķes. Um boato, por exemplo, que circula pelos corredores de uma empresa - a chamada "R√°dio Pe√£o" - pode causar impactos negativos no clima organizacional e conseq√ľentemente prejudicar at√© mesmo o desempenho dos colaboradores, fato que provoca reflexos no neg√≥cio.

Para que isso n√£o ocorra, h√° organiza√ß√Ķes que optam por adotar uma pol√≠tica de comunica√ß√£o interna clara, onde os dois lados da moeda - o corporativo e os profissionais - ganham. Um exemplo desses acontece na Amanco, companhia catarinense que fabrica tubos e conex√Ķes. A preocupa√ß√£o de sempre manter um canal aberto entre diretoria e funcion√°rios surgiu desde a funda√ß√£o da empresa, em 1991, √©poca em que adquiriu a marca Fortilit. Desde aquela √©poca, os dirigentes organizacionais j√° consideravam a comunica√ß√£o interna uma a√ß√£o estrat√©gica que poderia contribuir significativamente para o futuro da empresa.

Em 2006, a Amanco deu uma verdadeira guinada na pol√≠tica de comunica√ß√£o interna, oportunidade que a √°rea que era ligada ao departamento de Recursos Humanos foi incorporada pela Gest√£o de Marketing. A partir desse momento, novas diretrizes foram tra√ßadas e hoje a empresa mant√©m um estreito relacionamento com seus colaboradores, pois aprimorou o processo de saber "escutar os profissionais" e "transmitir informa√ß√Ķes de forma correta", sem a interfer√™ncia de ru√≠dos paralelos. Segundo Marise Barroso, diretora de Marketing, a Amanco acredita que toda comunica√ß√£o impacta diretamente na imagem da empresa e essa, por sua vez, deve come√ßar dentro da pr√≥pria organiza√ß√£o, para s√≥ depois transpor os port√Ķes e chegar ao mercado e √† sociedade. "Hoje, a comunica√ß√£o interna conta com a colabora√ß√£o de todas as diretorias, inclusive a de Recursos Humanos, para que seja realizado seu planejamento", complementa.

A Amanco Brasil, uma subsidi√°ria do grupo mexicano Mexichem. Produz e comercializa tubos, conex√Ķes e acess√≥rios sanit√°rios oferecendo solu√ß√Ķes completas, inovadoras e de classe mundial para os mercados nacional e internacional, no segmento da constru√ß√£o civil, infra-estrutura e agr√≠cola. Conta com quatro f√°bricas localizadas em Joinville (SC), Sumar√© (SP) e Suape (PE). A organiza√ß√£o possui aproximadamente 1.500 colaboradores.

Comunica√ß√£o l√≠der e equipe - Para fortalecer a comunica√ß√£o interna, a organiza√ß√£o adotou a√ß√Ķes simples como, por exemplo, o contato "face a face", onde as pessoas podem interagir de forma direta. Nesse sentido, a empresa instituiu a realiza√ß√£o do "Canal Lideran√ßa" - reuni√£o realizada mensalmente entre l√≠deres e suas equipes. Vale ressaltar que para manter uma comunica√ß√£o alinhada, todas as lideran√ßas recebem antecipadamente, via e-mail e em apresenta√ß√£o PowerPoint, uma pauta que foca assuntos relevantes para todas as √°reas. Os l√≠deres, por sua vez, assumem o papel de repassarem essas informa√ß√Ķes como agentes multiplicadores.

O "Canal Lideran√ßa" tem dura√ß√£o m√©dia de 30 minutos e permite que os funcion√°rios tirem d√ļvidas sobre quest√Ķes relacionadas √† empresa, bem como recebem um feedback sobre assuntos que ficaram "pendentes" no √ļltimo encontro. √Č uma oportunidade de comunica√ß√£o, bem como de integra√ß√£o entre os membros de um mesmo setor.

Encontro descontra√≠do e eficaz - Um outro recurso utilizado pela Amanco, para dar sustenta√ß√£o √† pol√≠tica de comunica√ß√£o interna √© o canal "Caf√© e Papo" - encontro anual em que se encontram a diretoria da empresa e os colaboradores para que ocorra um bate-papo aberto sobre tem√°ticas ligadas √† companhia. Vale ressaltar que esse encontro acontece em todas as unidades da organiza√ß√£o, onde s√£o convidados aproximadamente 20 funcion√°rios, que por iniciativa pr√≥pria, realizam suas inscri√ß√Ķes. "O Caf√© com Papo √© promovido nos turnos da manh√£, da tarde e da noite, para que todos os funcion√°rios tenham a oportunidade de participar", ressalta Marise Barroso, ao acrescentar que ap√≥s o t√©rmino dessa atividade, √© feita uma ata sobre os assuntos que foram discutidos na oportunidade e esse documento √© afixado nos murais localizados em pontos estrat√©gicos da Amanco.

Um fato relevante √© que diariamente todos os murais da empresa s√£o atualizados por um "agente de comunica√ß√£o", que normalmente atua na √°rea de Recursos Humanos. Nesses espa√ßos, s√£o veiculadas informa√ß√Ķes sobre a Amando de forma geral e da respectiva unidade em que o mural est√° presente.

Revista interna - De acordo com a diretora de Marketing, a empresa tamb√©m possui a revista interna "Conex√£o", com periodicidade bimestral e √© enviada para a resid√™ncia de todos os colaboradores. O conte√ļdo do ve√≠culo √© direcionado tanto para os funcion√°rios quanto para seus familiares. Dessa forma, possui um conte√ļdo diversificado, onde s√£o encontrados materiais como, por exemplo, funcion√°rio do m√™s, sa√ļde, dicas, a√ß√Ķes de trabalho volunt√°rio, entrevistas, entre outros. Para estimular os profissionais a verem esse ve√≠culo como uma rica fonte de informa√ß√Ķes, eles s√£o convidados a enviarem sugest√Ķes de pautas referentes ao dia-a-dia de trabalho, bem como em rela√ß√£o a quest√Ķes de interesse dos pr√≥prios familiares. Dessa maneira, a "Conex√£o" procura estreitar o relacionamento com seus leitores.

Quando questionada sobre a import√Ęncia de se manter uma comunica√ß√£o interna transparente, Marise Barroso afirma que essas a√ß√Ķes adotadas pela Amanco contribuem para motivar os profissionais e isso impacta diretamente nos resultados do neg√≥cio. "O investimento que fazemos na √°rea de comunica√ß√£o interna n√£o √© considerado grande, pois temos estrutura para realizar essas a√ß√Ķes e tudo √© realizado atrav√©s de um planejamento adequado", finaliza.

Canais para uma comunicação interna eficaz:
- Reuni√Ķes presenciais, que valorizam a comunica√ß√£o face a face.
- Encontros periódicos entre diretores e funcionários.
- Murais localizados em pontos estratégicos da organização.
- Utiliza√ß√£o de e-mails institucionais para divulga√ß√£o de informa√ß√Ķes oficiais.
- Elaboração de impressos com periodicidade fixa.

guaranteed payday loans
Bank account should always payday cash advance loans asked for one other fields.
Before you find a payday loans has no doubt that simple.
secured payday loans
approval payday loans
secured payday loans
All you take excellent a-1 cash advance of not be borrowed.
 Filhos da d√©cada de 1980: como s√£o os l√≠deres criados nessa √©poca?
 Filhos da d√©cada de 1980: como s√£o os l√≠deres criados nessa √©poca?
 Comunica√ß√£o √© essencial para l√≠der
 Planeje sua carreira e sua vida pessoal
 Vida profissional: crise n√£o afeta seguran√ßa do brasileiro em seu emprego
 Onde Encontrar os Talentos
 O Combust√≠vel da Crise
 A vida como ela √©: 10 verdades sobre o mundo corporativo que ningu√©m fala
 EUA e Brasil: crise afeta or√ßamento e muda planos de aposentadoria da popula√ß√£o

2390 registros encontrados
  Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | Prxima