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14/10/2008-Faça a comunicação fluir no trabalho
rh.com.br - Patrícia Bispo

Quem n√£o consegue se comunicar de forma objetiva dificilmente alcan√ßar√° seus objetivos. E isso n√£o se restringe apenas ao lado pessoal, vai al√©m e tamb√©m faz parte do dia-a-dia das corpora√ß√Ķes. Um boato, por exemplo, que circula pelos corredores de uma empresa - a chamada "R√°dio Pe√£o" - pode causar impactos negativos no clima organizacional e conseq√ľentemente prejudicar at√© mesmo o desempenho dos colaboradores, fato que provoca reflexos no neg√≥cio.

Para que isso n√£o ocorra, h√° organiza√ß√Ķes que optam por adotar uma pol√≠tica de comunica√ß√£o interna clara, onde os dois lados da moeda - o corporativo e os profissionais - ganham. Um exemplo desses acontece na Amanco, companhia catarinense que fabrica tubos e conex√Ķes. A preocupa√ß√£o de sempre manter um canal aberto entre diretoria e funcion√°rios surgiu desde a funda√ß√£o da empresa, em 1991, √©poca em que adquiriu a marca Fortilit. Desde aquela √©poca, os dirigentes organizacionais j√° consideravam a comunica√ß√£o interna uma a√ß√£o estrat√©gica que poderia contribuir significativamente para o futuro da empresa.

Em 2006, a Amanco deu uma verdadeira guinada na pol√≠tica de comunica√ß√£o interna, oportunidade que a √°rea que era ligada ao departamento de Recursos Humanos foi incorporada pela Gest√£o de Marketing. A partir desse momento, novas diretrizes foram tra√ßadas e hoje a empresa mant√©m um estreito relacionamento com seus colaboradores, pois aprimorou o processo de saber "escutar os profissionais" e "transmitir informa√ß√Ķes de forma correta", sem a interfer√™ncia de ru√≠dos paralelos. Segundo Marise Barroso, diretora de Marketing, a Amanco acredita que toda comunica√ß√£o impacta diretamente na imagem da empresa e essa, por sua vez, deve come√ßar dentro da pr√≥pria organiza√ß√£o, para s√≥ depois transpor os port√Ķes e chegar ao mercado e √† sociedade. "Hoje, a comunica√ß√£o interna conta com a colabora√ß√£o de todas as diretorias, inclusive a de Recursos Humanos, para que seja realizado seu planejamento", complementa.

A Amanco Brasil, uma subsidi√°ria do grupo mexicano Mexichem. Produz e comercializa tubos, conex√Ķes e acess√≥rios sanit√°rios oferecendo solu√ß√Ķes completas, inovadoras e de classe mundial para os mercados nacional e internacional, no segmento da constru√ß√£o civil, infra-estrutura e agr√≠cola. Conta com quatro f√°bricas localizadas em Joinville (SC), Sumar√© (SP) e Suape (PE). A organiza√ß√£o possui aproximadamente 1.500 colaboradores.

Comunica√ß√£o l√≠der e equipe - Para fortalecer a comunica√ß√£o interna, a organiza√ß√£o adotou a√ß√Ķes simples como, por exemplo, o contato "face a face", onde as pessoas podem interagir de forma direta. Nesse sentido, a empresa instituiu a realiza√ß√£o do "Canal Lideran√ßa" - reuni√£o realizada mensalmente entre l√≠deres e suas equipes. Vale ressaltar que para manter uma comunica√ß√£o alinhada, todas as lideran√ßas recebem antecipadamente, via e-mail e em apresenta√ß√£o PowerPoint, uma pauta que foca assuntos relevantes para todas as √°reas. Os l√≠deres, por sua vez, assumem o papel de repassarem essas informa√ß√Ķes como agentes multiplicadores.

O "Canal Lideran√ßa" tem dura√ß√£o m√©dia de 30 minutos e permite que os funcion√°rios tirem d√ļvidas sobre quest√Ķes relacionadas √† empresa, bem como recebem um feedback sobre assuntos que ficaram "pendentes" no √ļltimo encontro. √Č uma oportunidade de comunica√ß√£o, bem como de integra√ß√£o entre os membros de um mesmo setor.

Encontro descontra√≠do e eficaz - Um outro recurso utilizado pela Amanco, para dar sustenta√ß√£o √† pol√≠tica de comunica√ß√£o interna √© o canal "Caf√© e Papo" - encontro anual em que se encontram a diretoria da empresa e os colaboradores para que ocorra um bate-papo aberto sobre tem√°ticas ligadas √† companhia. Vale ressaltar que esse encontro acontece em todas as unidades da organiza√ß√£o, onde s√£o convidados aproximadamente 20 funcion√°rios, que por iniciativa pr√≥pria, realizam suas inscri√ß√Ķes. "O Caf√© com Papo √© promovido nos turnos da manh√£, da tarde e da noite, para que todos os funcion√°rios tenham a oportunidade de participar", ressalta Marise Barroso, ao acrescentar que ap√≥s o t√©rmino dessa atividade, √© feita uma ata sobre os assuntos que foram discutidos na oportunidade e esse documento √© afixado nos murais localizados em pontos estrat√©gicos da Amanco.

Um fato relevante √© que diariamente todos os murais da empresa s√£o atualizados por um "agente de comunica√ß√£o", que normalmente atua na √°rea de Recursos Humanos. Nesses espa√ßos, s√£o veiculadas informa√ß√Ķes sobre a Amando de forma geral e da respectiva unidade em que o mural est√° presente.

Revista interna - De acordo com a diretora de Marketing, a empresa tamb√©m possui a revista interna "Conex√£o", com periodicidade bimestral e √© enviada para a resid√™ncia de todos os colaboradores. O conte√ļdo do ve√≠culo √© direcionado tanto para os funcion√°rios quanto para seus familiares. Dessa forma, possui um conte√ļdo diversificado, onde s√£o encontrados materiais como, por exemplo, funcion√°rio do m√™s, sa√ļde, dicas, a√ß√Ķes de trabalho volunt√°rio, entrevistas, entre outros. Para estimular os profissionais a verem esse ve√≠culo como uma rica fonte de informa√ß√Ķes, eles s√£o convidados a enviarem sugest√Ķes de pautas referentes ao dia-a-dia de trabalho, bem como em rela√ß√£o a quest√Ķes de interesse dos pr√≥prios familiares. Dessa maneira, a "Conex√£o" procura estreitar o relacionamento com seus leitores.

Quando questionada sobre a import√Ęncia de se manter uma comunica√ß√£o interna transparente, Marise Barroso afirma que essas a√ß√Ķes adotadas pela Amanco contribuem para motivar os profissionais e isso impacta diretamente nos resultados do neg√≥cio. "O investimento que fazemos na √°rea de comunica√ß√£o interna n√£o √© considerado grande, pois temos estrutura para realizar essas a√ß√Ķes e tudo √© realizado atrav√©s de um planejamento adequado", finaliza.

Canais para uma comunicação interna eficaz:
- Reuni√Ķes presenciais, que valorizam a comunica√ß√£o face a face.
- Encontros periódicos entre diretores e funcionários.
- Murais localizados em pontos estratégicos da organização.
- Utiliza√ß√£o de e-mails institucionais para divulga√ß√£o de informa√ß√Ķes oficiais.
- Elaboração de impressos com periodicidade fixa.

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