Page 31 - Sinal Plural 11
P. 31

Revista do

                                                                                         Seu dinheiro

                                              Lista Suja

      Uma espécie de SPC dos maus prestadores
de serviços, cadastro oferece aos consumidores

 maior transparência sobre empresas e bancos

O que mais irrita os nervos e o bol-          federações de indústrias de vários estados
                                              e órgãos diversos tem, na prática, a inicia-
so dos brasileiros são os serviços mal fei-   tiva de contribuir para a resolução destes
tos e o mal atendimento por parte de em-      litígios nos tribunais por meio da concilia-
presas diversas, desde o funcionamento        ção. Mas serve como um bom termômetro
de um simples celular à compra do carro.      para todos os brasileiros na hora de pes-
São poucas as pessoas que não possuem         quisar e ir às compras.
histórias para contar de uma geladeira
recém comprada que chegou com defeito               A pesquisa selecionou os litigantes
ou um aparelho – seja Iphone, Blackber-       tanto por serem alvo de ações de consu-
ry, Tablet etc - cuja operadora de telefonia  midores (o pólo passivo da ação judicial),
não dá acesso ao plano escolhido. Desde       como também por ações que essas pró-
março passado, no entanto, passou a ser       prias empresas moveram contra terceiros
possível para os consumidores detectarem      (o pólo ativo, embora em menor percen-
quais são as empresas que possuem mais        tual). Os nomes dos litigantes, no entan-
reclamações contra elas na Justiça e, por     to, não representam grandes novidades.
isso, figuram entre os cem maiores liti-      Obtêm destaque na lista, por exemplo,
gantes do país.                               bancos, empresas de telefonia, o Institu-
                                              to Nacional de Previdência Social (INSS),
      Tal cadastro pode não ajudar a resol-   seguradoras de vida e de saúde e monta-
ver a situação, mas consiste numa melho-      doras automobilísticas.
ria significativa para ajudar o trabalho dos
serviços de atendimento ao consumidor         Bancos e operadoras
e dar mais transparência às pessoas para
perceberem como é o comportamento das               Só entre os bancos, figuram 34 ins-
empresas cujos produtos estão adquirin-       tituições financeiras, sendo que as dez
do. O trabalho, que está sendo usado pelo     primeiras que apresentam problemas com
Judiciário, Banco Central, entidades como     ações movidas na Justiça são: Caixa Eco-

                                                                                            31
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36