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Revista do

Artigo

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            Por Luiz Roberto Pires Domingues Junior

Oano de 2011 pode repre-                  Vamos fazer uma análise           Este meio por cento repre-
        sentar a ruptura do mo-      conjunta destas duas situações:   senta uma folga de despesa da
        delo de política de remu-    o orçamento de 2011 prevê         ordem de R$2,72 bilhões de re-
neração dos servidores públicos      uma receita líquida corrente de   ais. Considerando que mais de
federais. Primeiro, pelo aspecto     R$545,95 bilhões, sendo que a     60.000 servidores já percebem
fiscal. É que pela primeira vez o    despesa de pessoal representa     o benefício do abono de perma-
gasto com inativos e aposentados     cerca de 36,56% (bem abaixo       nência, bastaria que cerca de
(podem)ultrapassarabarreirados       dos 50% de limite), mas o pa-     50% destes servidores se apo-
12% da Receita Líquida Corrente,     gamento de inativos e pensio-     sentassem para que o limite legal
o que infringiria o parágrafo 1º     nistas chegará a 12,66%. Com      para a manutenção de despesas
do art. 2º da Lei nº9.717/98; e o    o desconto das contribuições      com inativos e pensionistas fosse
segundo, pela possibilidade real     dos servidores públicos, e con-   atingido, e com isso paralisado
de aprovação do PL 549/2009 que      siderando que em 2010 o gover-    toda a política de remuneração
na prática congela os salários. Tal  no consignou uma despesa do       de pessoal da União. Outra hipó-
situação poderá promover o racha     Regime Próprio de Previdência     tese factível é o aumento de ren-
dos servidores públicos, criando     Social da União – RPPSU na or-    da de aposentados e pensionistas
várias facções de interesse e, por   dem de 69 bilhões (frente a uma   via projetos de lei já pactuados,
conseguinte fragilizando os sin-     arrecadação vinculada apenas a    que atingisse este patamar.
dicatos e as representações de       parte dos servidores consigna-
servidores, pois a manutenção        da de apenas 6,3bilhões), o que        Isto acontecendo, toda a
do status quo vigente favorecerá     produziria uma despesa corrente   projeção de política salarial fica
um pequeno grupo de servidores       líquida da ordem de 11,50% da     sobrestada, fazendo com que os
em detrimento de outros, além de     Receita Líquida Corrente, apenas  ativos fiquem com suas remu-
permitir a inserção de parcela de    meio ponto percentual abaixo do   nerações congeladas em fun-
remuneração variável que atinja      legalmente estabelecido como      ção dos inativos e pensionistas,
tão somente os ativos.               limitador de despesas.            criando um cisma, uma cizânia
                                                                       entre estas duas categorias de

            [1] A lei nº9.717/98 e a LC 101/2000, só permitem abater do cálculo da despesa as contribuições oriundas dos servidores.

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