Page 37 - PorSinal 58
P. 37

impostas pela Emenda Constitucional           dos processos de ingresso, por meio de                   REFORMA DO
95 (Teto dos Gastos), que limita a varia-     concursos. A dispersão salarial acontece,                ESTADO
ção das despesas primárias do governo         na avaliação de Gonzalez, porque algu-
federal ao índice da inflação do ano an-      mas áreas têm maior poder de pressão e,     determinações do Tribunal de Contas
terior. Mesmo sem a EC 95, os ingressos       com isso, negociações mais favoráveis.      da União, na tentativa de recompor o
por concurso já vêm caindo: 33,7 mil,                                                     desmonte promovido no governo Collor,
em 2014; 21,6 mil em 2015; e 20,8 mil              Segundo estudo do Ministério           quando 110 mil servidores foram demiti-
em 2016.                                      do Planejamento, um funcionário da          dos, e reverter as terceirizações massivas
                                              Agência Brasileira de Inteligência (Abin),  feitas no governo de FHC.
     A acusação de que o funcionalis-         por exemplo, recebe entre R$ 16,2 mil
mo público recebe supersalários é ou-         e R$ 24,1 mil por mês, no topo da pirâ-          Max Leno chama a atenção para os
tro argumento fantasioso e recorrente         mide, onde estão 23% do funcionalis-        impactos do encolhimento da estrutura:
utilizado em larga escala pela mídia          mo que ganha acima de R$ 12,5 mil. Na       “Ficam algumas preocupações sobre a
para indispor a sociedade com os ser-         outra ponta, professores universitários,    maneira como as despesas de pessoal
vidores. Estudo da Afipea, com base na        com carga de 20 horas semanais, rece-       serão tratadas daqui para frente, mesmo
Relação Anual de Informações Sociais          bem R$ 2,2 mil mensais em início da         à luz do fato de que elas não são o vilão
(Rais) 2015, do Ministério do Trabalho,       carreira. Os servidores que ganham até      das contas públicas. Seja na avaliação
mostrou que uma parcela ínfima no             R$ 5,5 mil são 30% do funcionalismo,        global, comparando com a produção,
conjunto de servidores extrapola o teto       sendo que muitos destes recebem venci-      seja nos aspectos jurídicos da responsa-
constitucional — somando salários e           mentos abaixo de R$ 1,4 mil. E somente      bilidade fiscal, na comparação das des-
abonos diversos. Considerando as diver-       18% têm remuneração entre R$ 9,5 mil        pesas ou com padrões internacionais,
sas esferas, estes casos fora da curva re-    e R$ 12,5 mil.                              temos um retrato bastante abrangente
presentam 2,93% do Legislativo Federal,                                                   de equilíbrio.”
área de maior ocorrência, e apenas 0,5%       DESPESAS EQUILIBRADAS
no Executivo Federal (ver tabela ao lado).                                                     O orçamento público, instrumento
                                              Sob qualquer parâmetro de análise, os       no qual essa abordagem política é expres-
     Os raros casos de salários acima do      gastos com a folha de pagamento do          sa, tem, neste sentido, um papel crucial
teto legal não se encontram absoluta-         setor público estão longe de serem os       que nem sempre é percebido pela socie-
mente na prestação direta de serviços         culpados pelos problemas das contas         dade. “Ele é de extrema relevância do
públicos à população, como querem fa-         nacionais. Representaram 4,6% do PIB        ponto de vista dos anseios dos governan-
zer crer os economistas neoliberais, en-      em 2017, quando a produção interna          tes, mas também da sociedade, que tem
tre eles o futuro ministro da Economia,       do país cresceu apenas 1%. Já se a aná-     agido pouco levando em consideração
Paulo Guedes. Não beneficiam, por             lise for feita levando em conta a Lei de    o orçamento como elemento político,
exemplo, os profissionais que atuam em        Responsabilidade Fiscal (LRF), o equilí-    para dentro do qual se deve extravasar o
postos de saúde, nem professores esta-        brio neste item também é evidente. A        conjunto das demandas sociais.”
duais e municipais, que são os grandes        LRF estabelece limite de 50% da receita
contingentes de servidores públicos. Nos      corrente líquida para as despesas com            O Projeto de Lei Orçamentária Anual
estados e municípios, o estudo revelou        pessoal — que representaram apenas          (PLOA) para 2019 já foi encaminhado
que a média salarial é até inferior à do se-  42% em 2017. Lembrando que a receita        ao Congresso pelo governo Temer. Em
tor privado. “É criminoso, para não dizer     corrente é composta pela arrecadação        abril do ano que vem, a Lei de Diretrizes
outra coisa, apontar o dedo e dizer que       de tributos, prejudicada pelo desaqueci-    Orçamentárias (LDO) precisaria então
este servidor é responsável pelo aumento      mento da economia.                          estar votada com todos esses elementos
do gasto público”, critica González.                                                      definidos para as políticas públicas que
                                                   Sob a ótica internacional, o supervi-  virão. Os servidores e a sociedade, que
     Dois aspectos importantes caracteri-     sor técnico do Dieese destaca que as des-   pretendem contar com serviços univer-
zam as diferenças entre salários do setor     pesas totais estão próximas da média da     sais e públicos de qualidade, devem estar
público e privado: a disparidade dentro       OCDE. No Brasil, cresceram, em média,       atentos.
do próprio conjunto do funcionalismo          10,5% entre 2010 e 2015, para 10% nos
— a “dispersão salarial” —, e o perfil pró-   outros países. Mesmo este crescimento
prio dos profissionais, construído a partir   foi provocado, em grande medida, por

                                                                                          NOVEMBRO 2018  35
   32   33   34   35   36   37   38   39   40