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Dylan
Flavio Aniceto | PRODUTOR CULTURAL
Aos 71 anos, Robert Allen Zimmerman, em que ele fica parado em frente à câmera seguran-
comemora 50 anos de uma longeva, do pôsteres com trechos da letra da música. Morreu
contraditória e sempre reinventada car- outras vezes, mas sempre influenciando vivos e mor-
reira com o lançamento do seu 35º dis- tos. E sempre “se lixando” para as convenções, que
co: “Tempest” que chegou às lojas em... 11 de se- o diga Barack Obama solenemente ignorado por ele
tembro. A gravadora diz que a data é coincidência... quando da entrega de um prêmio nacional este ano.
“Tempest” é, segundo ele, “uma curiosa compila- Ele veio ao nosso país algumas vezes, a mais re-
ção de tudo e nada da qual se deve esperar que saia cente neste ano de 2012, mas da sua passagem an-
algo”. Na nova obra destacam-se: “Duquesne Whis- terior, em 2008, teve inspiração para pintar uma série
tle”, cujo clipe circula na internet e é inspirado no de quadros sobre o Brasil. As obras foram expostas
universo do cineasta pop Quentin Tarantino, a can- num museu em Copenhague, na Dinamarca, em
ção título “Tempest” que narra durante 14 minutos 2010, e chamaram a atenção por tratarem de temas
os últimos momentos do naufrágio do Titanic e “Roll como pobreza e violência - uma das pinturas inclusi-
on John”, na qual Dylan lamenta o assassinato do ve mostra um corpo no chão, em meio a uma poça
amigo John Lennon (a quem apresentou maconha de sangue. Mesmo assim, na época o cantor divul-
segundo as Beatles-Dylan-lendas). Críticos musicais gou um comunicado dizendo que escolheu o Brasil
norte-americanos e ingleses elogiaram de maneira como tema porque gostava muito de seu... ambien-
unânime o disco. te. Dylan pinta desde os anos 1960.
Dylan nasceu e morreu diversas vezes nestes 50 E Zimmerman, setentão, segue por aí, “como uma
anos. Nasceu lendo “On the Road” de Jack Kerou- pedra a rolar”, “perguntando ao vento”, pois este
ac e toda a literatura do movimento beatnik, ouvindo sempre responde em canções de protesto, folk,
o cantor folk e comunista Woody Guthrie, em cujo rock, baladas, enfim, Dylan é um gênero.
violão lia-se “Esta máquina mata fascistas”, foi su-
cesso nos shows-comícios com Joan Baez e Odet-
ta, e para os críticos morreu quando não foi tocar
em Woodstock mesmo estando do lado da cidade e
trocou o gênero de protesto pelo rock. Mas aí o rock
nasceu com a sua “Like a Rolling Stone”, segundo
outros. Com ele nasceu também o videoclipe, quan-
do lançou “Subterranean Homesick Blues”, de 1965,
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