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1 Inclusão                          mil bolsas de estudo integrais e parciais   seja mais forte sobre os impostos diretos
        social                       por meio do Programa Universidade           – sobre a renda e a propriedade, e com
                                     para Todos (ProUni).                        forte caráter progressivo – e seletiva em
    Eu vou mudar o nome                                                          relação aos impostos sobre a produção
 para Bolsa-Escola, porque           HELOÍSA HELENA: O montante de               e o consumo. Queremos que os pobres
                                     recursos aplicados nos serviços públicos    e assalariados médios paguem menos
      o nome escola cria o           – tanto nas despesas de custeio quanto      impostos e que os ricos e detentores de
  vínculo com a educação.            em investimentos – deve ser elevado,        grandes propriedades passem a pagar
                                     como forma de se garantir de fato a         tributos de forma socialmente justa.
   A mãe da Bolsa-Escola,            universalização desses serviços e acima
quando recebia o dinheiro,           de tudo a melhoria da sua qualidade. O      CRISTOVAM BUARQUE: É preciso
                                     déficit que temos, por exemplo, na área     federalizar a educação básica. Eu quero
       pensava: Eu recebo            educacional – caso queiramos um padrão      fazer uma revolução na educação básica
esse dinheiro porque meu             de cobertura e de qualidade semelhante      de tal maneira que se iniciem, de ime-
                                     ao que hoje o Chile oferece aos seus        diato, as mudanças radicais para que o
     filho estuda e vai sair         jovens e crianças – é gigantesco. Estudo    Brasil venha a ter um sistema educacio-
 da pobreza. Agora, a mãe            recente elaborado pelo economista           nal competente que permita criar uma
                                     Márcio Pocheman, da Unicamp, aponta         economia competitiva, emprego para a
      da Bolsa-Família diz:          que o Brasil, para ter uma educação de      população e melhor qualidade de vida
    Eu sou pobre, e se sair          nível médio igual ao Chile, que é um país   para todos
   da pobreza, vou perder            também pobre e do terceiro mundo, pre-
                                     cisaria abrir 5,7 milhões de vagas apenas       É, hoje, um consenso na sociedade
     esse dinheiro.                  nesse segmento do ensino, formar 510        moderna de que os investimentos em
                                     mil professores, construir 47 mil salas de  educação ocupam papel central no pro-
                  CRISTOVAM BUARQUE  aulas e montar 120 mil turmas. É lógico,    gresso das sociedades. Os países com
                                     portanto, que precisaríamos elevar os       maior desenvolvimento são aqueles que
                                     investimentos e os recursos de custeio      fizeram os maiores investimentos em prol
                                     para a garantia e manutenção da qualida-    da escolarização de qualidade de seus
                                     de dos serviços relacionados às políticas   povos. Mais educação significa avanços
                                     sociais. Porém acreditamos ser possível     no setor produtivo e na qualidade de vida,
                                     avançar nessa direção através de uma        bem como na redução das desigualda-
                                     nova estrutura de gastos públicos, em que   des. Países como o Canadá, Coréia do Sul,
                                     as despesas financeiras do Estado sejam     República da Irlanda, Espanha, Finlândia
                                     drasticamente reduzidas e a meta de         e o Chile aumentaram a escolaridade
                                     crescimento econômico ampliada, para        média de suas populações, investiram
                                     propiciar o aumento da arrecadação.         a maior parte de seus gastos sociais em
                                                                                 educação, melhoraram a qualidade do
                                         Em relação à carga tributária, não te-  aprendizado e investiram em formação
                                     mos plano de aumentá-la, mas modificar      de professores e os valorizaram profissio-
                                     a forma como hoje ela é constituída. A      nalmente. Deram certo na promoção da
                                     reforma tributária que defendemos vai       educação, e isso se refletiu fortemente no
                                     fazer com que a incidência de impostos      desenvolvimento econômico e social.

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