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1 Inclusão mil bolsas de estudo integrais e parciais seja mais forte sobre os impostos diretos
social por meio do Programa Universidade – sobre a renda e a propriedade, e com
para Todos (ProUni). forte caráter progressivo – e seletiva em
Eu vou mudar o nome relação aos impostos sobre a produção
para Bolsa-Escola, porque HELOÍSA HELENA: O montante de e o consumo. Queremos que os pobres
recursos aplicados nos serviços públicos e assalariados médios paguem menos
o nome escola cria o – tanto nas despesas de custeio quanto impostos e que os ricos e detentores de
vínculo com a educação. em investimentos – deve ser elevado, grandes propriedades passem a pagar
como forma de se garantir de fato a tributos de forma socialmente justa.
A mãe da Bolsa-Escola, universalização desses serviços e acima
quando recebia o dinheiro, de tudo a melhoria da sua qualidade. O CRISTOVAM BUARQUE: É preciso
déficit que temos, por exemplo, na área federalizar a educação básica. Eu quero
pensava: Eu recebo educacional – caso queiramos um padrão fazer uma revolução na educação básica
esse dinheiro porque meu de cobertura e de qualidade semelhante de tal maneira que se iniciem, de ime-
ao que hoje o Chile oferece aos seus diato, as mudanças radicais para que o
filho estuda e vai sair jovens e crianças – é gigantesco. Estudo Brasil venha a ter um sistema educacio-
da pobreza. Agora, a mãe recente elaborado pelo economista nal competente que permita criar uma
Márcio Pocheman, da Unicamp, aponta economia competitiva, emprego para a
da Bolsa-Família diz: que o Brasil, para ter uma educação de população e melhor qualidade de vida
Eu sou pobre, e se sair nível médio igual ao Chile, que é um país para todos
da pobreza, vou perder também pobre e do terceiro mundo, pre-
cisaria abrir 5,7 milhões de vagas apenas É, hoje, um consenso na sociedade
esse dinheiro. nesse segmento do ensino, formar 510 moderna de que os investimentos em
mil professores, construir 47 mil salas de educação ocupam papel central no pro-
CRISTOVAM BUARQUE aulas e montar 120 mil turmas. É lógico, gresso das sociedades. Os países com
portanto, que precisaríamos elevar os maior desenvolvimento são aqueles que
investimentos e os recursos de custeio fizeram os maiores investimentos em prol
para a garantia e manutenção da qualida- da escolarização de qualidade de seus
de dos serviços relacionados às políticas povos. Mais educação significa avanços
sociais. Porém acreditamos ser possível no setor produtivo e na qualidade de vida,
avançar nessa direção através de uma bem como na redução das desigualda-
nova estrutura de gastos públicos, em que des. Países como o Canadá, Coréia do Sul,
as despesas financeiras do Estado sejam República da Irlanda, Espanha, Finlândia
drasticamente reduzidas e a meta de e o Chile aumentaram a escolaridade
crescimento econômico ampliada, para média de suas populações, investiram
propiciar o aumento da arrecadação. a maior parte de seus gastos sociais em
educação, melhoraram a qualidade do
Em relação à carga tributária, não te- aprendizado e investiram em formação
mos plano de aumentá-la, mas modificar de professores e os valorizaram profissio-
a forma como hoje ela é constituída. A nalmente. Deram certo na promoção da
reforma tributária que defendemos vai educação, e isso se refletiu fortemente no
fazer com que a incidência de impostos desenvolvimento econômico e social.
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