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alinhados a esse objetivo; de outro        ram criados pelo atual governo com o        butário será reduzido, contribuindo para
lado, o restabelecimento de marcos         objetivo de acomodar militantes.
regulatórios apropriados e da segurança                                                estimular ainda mais o crescimento.
jurídica necessária para que o investi-        É preciso atribuir racionalidade ao
dor, brasileiro ou estrangeiro, tome suas  sistema tributário e principalmente ao        n Em discurso de lan-
decisões com tranqüilidade.                gasto público. Nesse sentido, é neces-
                                           sário extinguir muitas contribuições e      çamento de sua campanha
    Em relação ao setor público, é         impostos e criar um sistema tributário      à reeleição, o presidente
indispensável redirecionar os gastos       simples para desburocratizar, reduzir       Lula foi enfático ao dizer
públicos para privilegiar os investimen-   custos e facilitar a vida das empresas.     que “acabou o tempo em
tos e reduzir o peso dos impostos.         Na outra ponta, é preciso cortar gastos     que um leve resfriado nos
Faremos uma política fiscal rigorosa       irrelevantes, reduzir o peso da máquina     mercados globalizados sig-
que aumente a eficiência dos gastos e      pública inútil, definir prioridades na      nificava uma grave pneu-
reduza o desperdício. Uma sinalização      alocação dos recursos, fazer render o       monia no Brasil”. A econo-
importante dessa determinação será         dinheiro da sociedade. À medida que o       mia brasileira de fato está
extinguir ministérios e órgãos que fo-     gasto for sendo racionalizado, o ônus tri-  preparada para o impacto
                                                                                       de uma crise externa?

Fernando Ferrari Filho

Professor do Departamento de Economia da UFRGS

O desafio de crescer com inclusão
Omaior desafio do próximo governo é uma esta-
            bilidade econômica que conjugue estabilização  o Brasil tirou pouco proveito do cenário internacional.
            de preços e crescimento econômico susten-         O crescimento não é mais dinâmico porque não há um

                                                           ambiente institucional favorável ao investimento produtivo.

tável com inclusão social. A atual política econômica, Políticas monetária e fiscal contracionistas, aliadas à aprecia-

alicerçada em metas de inflação e superávit fiscal e ção cambial e a outros fatores estruturais, não sinalizam uma

flexibilidade cambial, não garante esses objetivos.        elevação da relação Formação Bruta de Capital/PIB, ao redor

A média inflacionária anual de 1999 a 2006, caso o de 19,5% contra uma necessidade de, ao menos, 25%.

IPCA deste ano fique em 3,7%, deve ser da ordem de 7,6% O que deve acontecer a partir de 2007? A vitória de um

– estabilizada, mas ainda elevada. O PIB, em contrapartida, dos favoritos aponta para a manutenção dos alicerces da

nos últimos sete anos deverá ficar na média de 2,4% ao atual política econômica. As propostas de Heloisa Helena

ano – se também em 2006 crescer ao redor de 3,2% – e são as que indicam alguma mudança com a redução das

ainda assim sofrendo oscilações a la stop-and-go.          taxas de juros, flexibilidade fiscal e controle de capitais.

A taxa de juros elevada e a taxa de câmbio apreciada são os O controle de capitais é imprescindível para resgatar a

instrumentos preferenciais da política inflacionária. Já o PIB tem autonomia de política econômica fiscal e, principalmente,

crescido devido à dinâmica do setor exportador. Nos últimos monetária e para reduzir o grau de fragilidade externa

anos houve um excesso de liquidez na economia mundial e da economia brasileira. O cenário pede ainda reformas:

parte dos recursos foi direcionado aos países emergentes, mas tributária, previdenciária, financeira.

                                                           setembro 2006 l ESPECIAL ELEIÇÕES                                  17
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