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ABRAPP                                                    INFORME ESPECIAL

Um novo ciclo de

    O sistema brasileiro de fundos de pensão ingressa     uma estratégia na apliação dos ativos, tendo como
em um novo ciclo de mais rápido crescimento, apoiado      parâmetro os compromissos atuariais, mais espe-
em um pano de fundo legal e normativo favorável a tal     cificamente a meta anual de 6% de juro real mais o
incremento, uma postura fomentadora por parte do          correspondente a um indexador. Todos os fundos de
governo e um cenário propício ao retorno dos inves-       pensão passaram a estar obrigados a elaborar uma
timentos. Com mais de 2,6 milhões de trabalhadores        avaliação do cenário econômico e setorial, ao mesmo
participando diretamente, e perto de 8 milhões de         tempo em que uma estratégia de formação de preço
brasileiros de beneficiários indiretos considerando os    dos seus ativos.
familiares, chegou ao fim do ano passado com um pa-
trimônio da ordem de R$ 240 bilhões, o que significou         O material utilizado na elaboração de estratégias e
um expressivo salto de 28% em 2003.                       da avaliação do mercado fica à disposição da Secretaria
                                                          da Previdência Complementar, órgão do Ministério
    Este resultado, somado à convicção geral de que os    da Previdência Social, e também do Conselho Fiscal
novos cenários garantem a continuidade desse cresci-      do próprio fundo de pensão. Este último deve avaliar,
mento no ritmo atual e até mesmo superior, permite        a cada semestre, a política de investimentos seguida
prever até mesmo que o sistema conseguirá dobrar          pela entidade.
de tamanho até o final da década. Mas, se olharmos
mais de perto, veremos que estes números, por mais            Acredito mesmo que um dos pontos altos da reso-
excepcionais que se mostrem, não são os únicos sinais     lução é esta atribuição ao Conselho Fiscal da missão de
reveladores dessa nova fase em que a previdência          avaliar duas vezes por ano a aderência da gestão dos
complementar fechada ingressou.                           recursos ao que havia sido proposto como política de
                                                          investimentos. O intuito é muito evidente e elogiável:
    É que, ao lado desse crescimento quantitativo,        fortalecer a cultura de gestão dos custos, com menos
observa-se que o sistema cresce também qualitativa-       formalismo e mais bom senso.
mente. E uma das melhores expressões disso é a ética
e a transparência nas atitudes. Estas são qualidades que      Nota-se ainda um maior envolvimento dos órgãos
traduzem, claro, a vontade dos dirigentes de fundos de    estatutários na fixação da política geral de investi-
pensão, que seguem um rígido Código de Ética e, além      mentos de cada fundo, notadamente os conselhos
disso, estão subordinados, desde o início de 2004, a      Deliberativo e Fiscal, em sintonia com os dispositivos
um novo Regime Disciplinar. Mas são também fruto da       das leis complementares 108 e 109, que trouxeram
Resolução CMN 3.121. de 25 de setembro de 2003, que       uma maior valorização dessas duas instâncias. Com
veio em boa parte para simplificar e dar mais clareza às  isso se terá conseguido um maior acompanhamento
políticas de investimentos das entidades fechadas de      das aplicações e dos retornos proporcionados, resul-
previdência complementar.                                 tando em maior transparência no conhecimento das
                                                          aplicações e de seus resultados.
    A Resolução CMN 3.121 é bastante clara aos des-
crever as obrigações das diretorias das entidades. A          Os dirigentes de fundos de pensão sentem como
legislação determina, por exemplo, que deve haver         inevitável essa carga de responsabilidades e, na ver-

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