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REGIONAL PORTO ALEGRE Um BC mais
perto do usuário
A reestruturação efetuada pelo Banco Central
nas representações regionais em 1999 teve um
impacto polêmico em Porto Alegre: promoveu a incorporação das
atividades do Departamento de Supervisão Direta (Desup), rea-
lizadas pela Regional de Curitiba, com o acúmulo momentâneo
de processos e a transferência de servidores. Depois da campa-
nha deflagrada pelo Sinal, o BC decidiu reverter parcialmente os
efeitos da reestruturação e já anunciou a volta do departamento
à capital paranaense. Com o fôlego redobrado pelas poucas boas
notícias que embalam a economia brasileira – a produção agrícola e
as exportações –, a regional mostra a importância de oferecer à sociedade
gaúcha praticamente todos os serviços prestados pelo Banco. Os servidores,
entre outras ações relevantes, mantêm a capacidade de exercer a fiscalização, responder
às demandas do usuário do sistema financeiro e ainda produzir indicadores capazes
de nortear as diretrizes do Comitê de Política Monetária (Copom) numa região com
A Gerência Técnica da Secretaria cuidar das correspondências e aten- do sistema financeiro à cobrança de
de Relações Institucionais (Secre) der o usuário, por telefone e e-mail. tarifas bancárias. Mais da metade das
é a porta de entrada do cidadão no A média mensal de informações consultas se refere ao Cadastro de Emi-
Banco Central. É ali que funciona a prestadas supera 4 mil atendimentos. tentes de Cheques sem Fundos, sobre
Central de Atendimento ao Público Reclamações e denúncias atingiram, o Sistema Central de Risco de Crédito e
(CAP), que presta informações, rece- em novembro do ano passado, 260 o Cadastro de Instituições Financeiras e
be denúncias e reclamações e divulga registros. Administradoras de Consórcios.
as campanhas do Banco. Dez servi-
dores se desdobram na missão de As queixas variam do tamanho Muitos dos pedidos decorrem da
das filas a que é submetido o cliente insatisfação do usuário com as infor-
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