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saram a receber orientação unificada      conjunto com a Casa Civil da Presi-      apresentar relatório sobre a lavagem
para ampliar a capacidade do gover-       dência da República e o Ministério       de dinheiro no Brasil por meio de “ope-
no no combate ao crime financeiro         Público Federal, de um projeto de có-    rações financeiras estruturadas”. A 31,
e, em sentido mais amplo, ao crime        digo de ética para orientar os agentes   também de competência do BC, em
organizado no Brasil, a partir da Es-     públicos envolvidos em atividades in-    conjunto com a Secretaria da Receita
tratégia Nacional de Combate à La-        vestigatórias sobre o relacionamento     Federal, previa elaborar estudo sobre
vagem de Dinheiro (Encla).                que devem ter com a imprensa, equi-      as medidas necessárias para combater
                                          librando a liberdade de imprensa com     a lavagem de dinheiro por empresas
As 37 metas do Encla                      a necessidade de sigilo para o êxito     offshore. A 32 estipulava a elaboração
    Integrantes do governo, do Judiciá-   das investigações e a de preservar a     de estudo sobre o controle da liquidez
                                          presunção de inocência”.                 imediata dos serviços bancários, em
rio e do Ministério Público que se reu-                                            função do perfil financeiro do cliente,
niram em Pirenópolis, Goiás, de 5 a 7         A meta 7 determinava que se ob-      como forma de dar efetividade à pre-
de dezembro de 2003, constataram          tivesse no Tribunal Superior Eleitoral   venção da lavagem de dinheiro.
que a falta de articulação e de atua-     o acesso ao cadastro eleitoral para os
ção estratégica coordenada do Estado      órgãos públicos que atuam no com-        Na ponta do lápis
era a principal deficiência no sistema    bate à lavagem de dinheiro. A 8 pro-         Quase dois anos depois, pouco
brasileiro de combate à lavagem de di-    punha o levantamento de todos os
nheiro. Num portentoso estudo, que        sistemas de informática e de bases       foi feito, mas não faltaram notícias
levou a sigla de Encla, foram traçadas    de dados que pudessem ser úteis          animadoras. De lá para cá, a Contro-
as principais linhas de um novo siste-    ao combate à lavagem de dinheiro,        ladoria-Geral da União encaminhou
ma de combate à lavagem de dinheiro       com suas características e dificulda-    aos Ministérios Públicos federal e es-
no Brasil, com base no princípio da ar-   des (jurídicas, políticas e técnicas)    taduais e à Advocacia-Geral da União
ticulação permanente dos órgãos pú-       de acesso. Da estruturação definiti-     irregularidades graves em contas de
blicos em três níveis de atuação: estra-  va do Coaf ao desenvolvimento no         alguns dos 681 municípios brasileiros
tégia, inteligência e operação.           Brasil de uma cultura de combate à       fiscalizados por sorteio desde 2003.
                                          lavagem de dinheiro, nada parece ter     Também promoveu nos últimos dois
    Estrategicamente, foi criado o Ga-    sido esquecido. A meta 25 descia ao      anos 6 mil auditorias em órgãos fede-
binete de Gestão Integrada de Preven-     detalhe de promover a inclusão nos       rais. O resultado remetido ao Tribunal
ção e Combate à Lavagem de Dinheiro       currículos acadêmicos de gradua-         de Contas da União soma mais de 2,5
(GGI-LD), responsável pela definição      ção e pós-graduação do estudo da         mil tomadas de contas especiais. Todo
das políticas públicas e dos macroob-     criminalidade transnacional e, espe-     esse papelório pode representar um
jetivos da área, e do qual participam     cialmente, do combate à lavagem de       retorno potencial de mais de R$ 700
24 órgãos e instituições federais. O      dinheiro e da cooperação jurídica in-    milhões aos cofres públicos.
Coaf foi fortalecido com a responsabi-    ternacional.
lidade de promover maior atuação do                                                    A Polícia Federal também ostenta
colegiado na definição das ações de           A meta 29, preventiva, propunha      estatísticas de encher os olhos. Reali-
inteligência. À parte operacional coube   elaborar estudo sobre o controle da      zou desde 2003 quase 80 operações
um pacote de 37 metas – sem contar        liquidez imediata dos serviços bancá-    especiais de alta visibilidade. Mais de
outras tantas submetas.                   rios, em função do perfil financeiro do  1.400 pessoas foram presas. Contadi-
                                          cliente, como forma de dar efetividade   nho na ponta do lápis, 819 é gente de
    Uma retrospectiva na lista parece     à prevenção da lavagem de dinheiro. A    alto coturno: políticos, juízes, policiais
um exercício de ironia. Ela começava      meta 30 incumbia o Banco Central de      federais e rodoviários, servidores pú-
por estabelecer a elaboração, “em

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