Page 14 - pdf_revista
P. 14
institucionalidades – os bancos populares, sociais), etc. Sim, isso seria
no caso – essenciais ao desenvolvimento uma verdadeira educação
socioeconômico de caráter local. O governo patina na financeira capaz de alterar
A retenção da riqueza financeira co- democratização do substantivamente as estrutu-
crédito e dos serviços ras que, historicamente, são
munitária e sua circulação no local onde financeiros; aposta em responsáveis pelo empobre-
as famílias vivenciam seu dia a dia, são um avanços progressivos cimento de parcela expressiva
elemento decisivo ao desenvolvimento da na vã esperança da população brasileira.
economia de vizinhança e, nesse sentido, de congregar
os bancos de atuação local se prestam de protagonistas tão O governo patina na
forma adequada. distintos como o SFN questão da democratiza-
ção do crédito e dos servi-
O acesso ao crédito já foi definido pelo ços financeiros; aposta em
Programa Nacional de Direitos Humanos avanços progressivos na vã
(1996) como um direito; portanto, a democra- esperança de congregar pro-
tização financeira não pode ser confundida tagonistas tão distintos como
como uma “política social de mercado”, ou o SFN e as comunidades dos
seja, uma concertação do Estado com insti-
tuições que buscam a lucratividade, com o e as comunidades recônditos brasileiros, mes-
fito de implementar políticas de cunho social. dos recônditos mo que estes estejam ali, na
periferia das grandes cidades
Entendemos que a ampliação do crédito
deve, sim, se constituir em uma política de brasileiros.” e metrópoles. Melhor seria
que gastasse suas energias na
Estado, inclusive com a transferência de
recursos significativos à consolidação das atividades locais. constituiçãodeumMarcoLegalespecíficoàsmicrofinanças
Também não se trata de ampliar a oferta de microcréditos, que, diga-se, não excluiria as demais formas alternativas
mas de promover uma profunda democratização financeira na direção de um ambiente financeiro mais democrático,
com a oferta de diversificados serviços que, por suas espe- saudável e concorrencial.
cificidades, somente instituições de âmbito local seriam O Banco Central é coisa para gente grande; que cuidem
capazes de ofertar. dela e deixe o povo liberar sua criatividade e protagonismo;
Isso se diferencia enormemente de ações do tipo “edu- todos irão ganhar.
cação financeira”, que traz consigo um conteúdo ideológico
muito forte ao pressupor que famílias cuja renda, muitas 1. Principal autor da Declaração da Independência Americana e terceiro
vezes, não excedem um SM, têm muito a aprender na ad- presidente dos EUA.
ministração desses recursos. Ora, há a suspeição de que se 2. “A economia neoclássica é, na verdade, crematística, pois não aceita
soubessem bem administrá-los, suas agruras seriam meno- qualquer noção de limite ao crescimento econômico (Juan Martinez-Alier).
res? Seriam estas famílias perdulárias e, assim, responsáveis
por suas próprias dificuldades? 3. O processo de criação de moedas pelos bancos é conhecido como
multiplicador dos meios de pagamentos; a moeda criada representa cerca
A verdadeira educação financeira consiste na apreensão de 70% da totalidade da moeda em circulação no Brasil hoje.
4. Muitos e influentes economistas defendem que a banca deva estar sob
controle do Estado e voltada às necessidades da coletividade.
pela comunidade do movimento econômico-financeiro local, 5. Abramovay, R. – “Laços Financeiros na Luta Contra a Pobreza”.
dos fluxos produtivos e de comércio, dos mecanismos que
consolidam a ação dos especuladores, no direito a construir (*) Economista; conselheiro-coordenador de Estudos Técnicos
alternativas inovadoras a seus projetos (tais como as moedas do Sinal-SP.
14