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DEFESA DO                                  regulamentação do BC, no caso de au-          entendida como a precificação abusiva
   CONSUMIDOR                                 mento das tarifas, os bancos devem comu-      dos serviços prestados pelas instituições,
                                              nicar ao consumidor com, no mínimo, 30        é matéria da alçada dos órgãos do Sistema
Os balanços dos três                          dias de antecedência. Além disso, o consu-    Nacional de Defesa do Consumidor, do
                    maiores bancos priva-     midor deve ter fácil acesso às informações    qual o Banco Central não é parte inte-
                    dos que atuam no Brasil   relativas aos serviços cobrados, no site      grante”, explica.
                    comprovam que a crise     da instituição e em tabelas na própria
                    econômica passa longe     agência.                                           Para as entidades que defendem o
 do setor financeiro. Juntos, Bradesco,                                                     cliente bancário, porém, não é simples
 Santander e Itaú lucraram R$ 50,12 bi-            Em 2010, a edição da Resolução,          detectar os abusos. Em resposta à regula-
 lhões em 2015, aumento de 20% em re-         a nº 3.919, que alterou e consolidou a        mentação do BC, que criou quatro pacotes
 lação a 2014, quando ganharam R$ 41,8        Resolução nº 3.518, de 2007, possibili-       padronizados e uniformizou a nomencla-
 bilhões. Tanto Itaú quanto Bradesco regis-   tou aos clientes a comparação entre os        tura das tarifas, os bancos montaram seus
 traram os maiores resultados da História,    preços dos serviços de cartão de crédi-       próprios pacotes comerciais, reajustados
 com R$ 26,15 bilhões e R$ 17,8 bilhões,      to praticados pelos bancos e demais           sem qualquer tipo de limite legal, permi-
 respectivamente.                             instituições emissoras. De acordo             tindo, assim, aumentos muito acima da
                                              com Sidney Menezes Ferreira, dire-            inflação. O que explica, em parte, suas
      Entre os vários itens responsáveis      tor de Relacionamento Institucional e         altas taxas de lucratividade. “Embora o BC
 por essa alta lucratividade, o aumento       Cidadania do BC, “a Resolução nº 3.919        tenha imposto quatro tipos de pacotes pa-
 das tarifas e serviços bancários acima       estabeleceu que somente é admissível a        dronizados, no momento da abertura de
 da inflação teve um peso que chamou a        cobrança de tarifas de clientes se o servi-   conta, o banco empurra um dos seus pa-
 atenção das entidades de defesa do consu-    ço tiver sido previamente autorizado ou       cotes comerciais. Para cancelá-lo, o cliente
 midor. Só o Itaú, o Bradesco e o Santander   solicitado por eles, e se a possibilidade     tem de enviar carta em duas vias”, explica
 arrecadaram R$ 83,11 bilhões, em 2015,       de cobrança estiver prevista no norma-        Cristina Rafael Martinussi, supervisora de
 com receitas de serviços, em que estão       tivo”. A Resolução determinou, também,        pesquisas do Procon-SP.
 embutidas as tarifas – Bradesco registrou    a obrigatoriedade da oferta, por parte
 R$ 41,8 bilhões, Itaú R$ 29,45 bilhões e     de instituições emissoras, de cartão de            Nehemias Monteiro Junior, analista
 Santander, R$ 11,86 bilhões. O montante      crédito de baixo custo e de formatação        do BC, observa que no ranking de ins-
 total do que foi arrecadado com as tarifas,  simplificada, a ser utilizado na sua função   tituições por índice de reclamação, a
 porém, é uma caixa-preta que os bancos       clássica de pagamento de bens e servi-        quinta queixa mais recorrente é a de co-
 não divulgam nem em suas demonstra-          ços em estabelecimentos credenciados.         brança irregular de tarifas por serviços
 ções financeiras.                            Denominado “cartão básico”, tanto nacio-      não contratados, seguida por recusa de
                                              nal quanto internacional, não pode estar      cancelamento do pacote de serviços, em
      As tarifas praticadas pelas institui-   associado a programas de benefícios ou        13º lugar, e cobrança irregular de tarifa
 ções bancárias foram padronizadas em         de recompensas.                               de serviço prioritário, em 21º. “Muitas
 2007, por meio da Resolução nº 3.518 do                                                    vezes, o banco cobra por um pacote de
 Conselho Monetário Nacional (CMN).           DE OLHO NO CONSUMIDOR                         serviços, mas pela lei não pode fazer
 Desde então, os bancos são obrigados                                                       isso, caso o cliente não tenha solicitado
 a deixar claro aos consumidores todos        O cumprimento dessas normas é acompa-         o pacote. Outra irregularidade comum
 os serviços cobrados, além de oferecer       nhado de perto pelo BC e órgãos de defesa     é quando o banco muda as regras de
 pacotes que contenham os chamados            do consumidor. Segundo Sidney Ferreira,       isenção e o cliente passa a pagar tarifas.
 serviços essenciais. De acordo com a         a fiscalização realizada pelo Banco tem       As pessoas confiam no que lhes é ofere-
                                              por objetivo verificar se a cobrança de       cido, mas muitas vezes o pacote não é
                                              tarifas está em desacordo com o que de-       adequado às necessidades do cliente”,
                                              termina a Resolução nº 3.919, e é feita por   adverte Nohemias.
                                              meio de verificações especiais in loco, aná-
                                              lises horizontais e nos acompanhamen-              Segundo pesquisa do Instituto
                                              tos específicos feitos junto aos bancos.      Brasileiro de Defesa do Consumidor
                                              “Já a abusividade da cobrança de tarifa,      (Idec), realizada no ano passado, os au-
                                                                                            mentos chegam a 136%, entre serviços

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