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PEC 241

Oclamor da sociedade por                      está em jogo é o tamanho do Estado. Se      enviar o projeto de LDO até 15 de abril e o
                    mudanças na economia      aprovada, a PEC vai impor um controle       IPCA só é conhecido após o encerramento
                    já era perceptível em     de despesas de tal envergadura que pode     do ano, a PEC 241 estipula que o limite
                    meados de 2014, quando    inviabilizar serviços essenciais, como o    de gastos será calculado a partir de uma
                    a recessão deu seus pri-  SUS, e ainda ampliar a precarização das     estimativa de inflação apresentada pelo
 meiros sinais. Como o desequilíbrio nas      universidades públicas. Tudo isso, sem      governo. Na fase de execução dos gastos,
 contas públicas seria o motor da crise, o    discussão com a sociedade, que simples-     no ano seguinte, será usado o valor real
 ajuste fiscal entrou em pauta como re-       mente ignora o assunto.                     do IPCA, já conhecido, efetuando-se os
 médio salvador. A abrangência do ajuste                                                  ajustes nos valores dos limites.
 gerou muitas polêmicas na época, mas              Em linhas gerais, a proposta propõe o
 nada se aproxima, em matéria de contro-      congelamento dos gastos públicos por um          A PEC prevê algumas exceções para
 vérsia, ao que está acontecendo agora com    prazo de 20 anos. As despesas primárias     o limite de gastos. Ficam de fora as com-
 a PEC 241/16.                                da União (que não incluem a conta dos       plementações orçamentárias do Fundo
                                              juros e as amortizações da dívida públi-    de Manutenção e Desenvolvimento da
      Enviada ao Congresso em junho, a        ca) não poderão crescer a taxa superior     Educação Básica e de Valorização dos
 proposta institui o “Novo Regime Fiscal”     à inflação do ano anterior, medida pelo     Profissionais da Educação (Fundeb) e as
 para conter o crescimento das despesas       Índice Nacional de Preços ao Consumidor     transferências constitucionais a estados e
 da União e, com isso, reduzir a dívida pú-   Amplo (IPCA). De acordo com a proposta,     municípios. Também serão excluídas do
 blica. Seus desdobramentos, contudo, vão     o limite de gastos em 2017 será a despesa   teto as despesas da Justiça Eleitoral com
 muito além do aperto fiscal, pois o que      primária federal de 2016 (ano de baixa      as eleições, as despesas com aumento de
                                              arrecadação), reajustada pelo IPCA. A       capital de empresas estatais não depen-
                                              partir de 2018, caberá à Lei de Diretrizes  dentes do Tesouro e algumas transferên-
                                              Orçamentárias (LDO) definir o limite        cias obrigatórias derivadas de lei, como
                                              orçamentário dos poderes Legislativo,       compensações financeiras decorrentes da
                                              Executivo e Judiciário.                     exploração de recursos minerais.

                                                   Como o governo tem a obrigação de

GASTOS EFETIVOS DO GOVERNO FEDERAL EM SAÚDE E EDUCAÇÃO NO PERÍODO 2006-2015
E SIMULAÇÃO DOS MESMOS GASTOS NA REGRA TEMER-MEIRELLES

Em bilhões de reais

            Saúde         Regra Temer-        Diferença  Educação                         Regra Temer-  Diferença
            Lula e Dilma  Meirelles           Saúde      Lula e Dilma                     Meirelles     Educação
            ( R$ bi)      ( R$ bi)            ( R$ bi)   ( R$ bi)                         ( R$ bi)      ( R$ bi)

2006                 40,6 40,6                           0 19,7 19,7                                               0

2007                 45,7 42,0                           3,7 24,4 20,3                                             4,1

2008                 50,1 43,8                           6,3 28,3 21,2                                             7,1

2009                 58,1 46,4                           11,7 36,7 22,5 14,2

2010                 61,9 48,4                           13,5 48,5 23,4                                            25,1

2011 72,2 51,3 20,9 58,5 24,8 33,7

2012                 80,0 54,6 25,4 72,6 26,4 46,2

2013                 85,3 57,8 27,5 82,3 28,0 54,3

2014                 94,1 61,2 32,9 93,9 29,6 64,3

2015                 102,1 65,2 36,9 103,8 31,5 72,3

Fonte: SIAFI. Elaboração: João Sicsú.

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