Page 36 - Por Sinal 48
P. 36

ARTIGO

    mais céleres de efetivação de direitos, através da anteci-   momento, que poderiam abranger mais de 7 mil servidores,
    pação de tutela, entre outros instrumentos processuais.      o valor economizado com o acordo poderia superar o histó-
                                                                 rico de economia da União. Nem mesmo a intermediação do
         Voltando ao caso do José, as duas situações que o en-   Fórum de Conciliação do TRF-1 conseguiu estimular uma
    volvem e que foram apresentadas no início continuam sem      postura proativa da União.
    solução, apesar de terem surgido nos início dos anos 1990,
    época em que já existiam grandes preocupações com um              A falta de empenho do governo na solução desse assun-
    processo civil tempestivo e efetivo. Aquilo que se mostrava  to beira a improbidade administrativa, por causar prejuízo
    promissor não foi tão revolucionário assim.                  ao patrimônio público, já que o passivo judicial vem aumen-
                                                                 tando com o passar do tempo. Isto porque as infundadas
         Mais dez anos se passam e surge o Estatuto do Idoso,    defesas judiciais procuram rediscutir questões de mérito
    Lei 10.741/2003, que em seu artigo 71 assegura prioridade    já decididas pelo STF e postergar a finalização do processo
    de tramitação para os processos que tenham como parte        ou a formação de uma parte incontroversa, que pudesse
    pessoas com mais de 60 anos de idade. José, pessoa idosa,    ser prontamente executada pelos servidores. Com isso, as
    já aposentada, aguarda até hoje para que essa promessa se    artimanhas legais servem para enfraquecer a posição dos
    torne realidade.                                             servidores nas negociações.

         Novas soluções são buscadas e no final de 2004 ocorre        Novamente temos demonstrações claras da compe-
    a reforma do Poder Judiciário, que, entre outras medidas,    tência dos servidores do Banco Central, que, por seus pro-
    cria a Súmula Vinculante e o Conselho Nacional de Justiça,   curadores, conseguem retardar o cumprimento de uma
    além de possibilitar uma série de alterações na legislação   decisão judicial; da falta de vontade política da direção da
    processual. O Conselho Nacional de Justiça, órgão de con-    casa em resolver seus problemas internos e do governo em
    trole administrativo do Poder Judiciário, passa a estipular  solucionar uma pendência judicial com economia para os
    metas de trabalho para o Poder Judiciário, como julgamento   cofres públicos; da incapacidade do Poder Judiciário de re-
    de processos mais antigos e redução do acervo de processo    solver tempestivamente os litígios que lhe são apresentados,
    em fase de execução. Nem assim José pode ver a solução       já que, ao não concluir o julgamento de um processo que
    judicial para suas demandas.                                 envolve milhares de idosos, possibilita que esses autores
                                                                 que têm razão se submetam aos caprichos de um réu que
         Sempre através do Sinal, busca-se uma solução ne-       não tem razão. Com isso, o processo acaba sendo usado não
    gociada para os passivos judiciais da autarquia com seus     em benefício de quem teve seu direito violado, mas em prol
    servidores. O reajuste de 28,86%, disputa mais abrangente    do violador do direito.
    em termos de servidores contemplados e valores envolvi-
    dos, é colocado como tema principal para resolução. Após          Diante de tudo isso, só nos resta perguntar: E agora,
    anos de discussão, inúmeras reuniões, uma proposta de        José? Desistir de lutar? Com certeza, não. Seja nas causas
    acordo é concluída, mas depende do aval governamental.       judiciais ou no dia a dia da instituição, mantenhamos o foco
    Unilateralmente, o governo suspende as negociações. Nem      no que construiu o Banco Central do Brasil, seus servidores,
    o caminho da conciliação mostra resultados.                  a nossa união.

         A Associação Nacional dos Procuradores Federais di-          Juntos, somos fortes!
    vulgou recentemente que o valor economizado para os
    cofres públicos com acordo entre a AGU e os servidores       (*) JORDAN ALISSON PEREIRA é Diretor Jurídico do
    cresceu 176%1, chegando ao valor de R$ 126 milhões, em       Sinal Nacional .
    negociações com 17,8 mil servidores.
                                                                 1 http://www.anpaf.org.br/portal/valor-economizado-para-cofres-
         Por que isso não ocorre no Banco Central? Parece que    -publicos-com-acordos-entre-agu-e-servidores-cresce-176/
    o interesse do governo não está na economia de recursos
    para os cofres públicos. Nas negociações efetivadas até o

34
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41