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o Lucro Líquido (CSLL) de instituições     aprová-la agora, com a ressalva de que      a carga tributária sobre as instituições
financeiras. Com a medida, o governo       a cobrança da nova alíquota será váli-      financeiras:
espera arrecadar R$ 900 milhões este ano,  da apenas até 31 de dezembro de 2018,
R$ 3 bilhões em 2016 e R$ 4 bilhões em     retornando ao patamar de 15% a partir             “Já tivemos alíquota de CSLL bem
2017. A MP foi aprovada pela Câmara em     de 2019.                                    mais elevada anteriormente, de 30%”,
3 de setembro. O Senado converteu a MP                                                 argumenta. Ela reconhece que existe a
no PLV 11/2015 e também deu sinal verde         Seja como for, até que ponto a MP      possibilidade de os bancos repassarem o
para a iniciativa no último dia 15.        675 é benéfica para o país? Corremos o      ônus. “Isso não ocorreria se o BC exerces-
                                           risco de os bancos aumentarem o spread      se suas atribuições de controle e aplicas-
     Originalmente, a proposta editada     e, com isso, o cidadão acabar pagando       se políticas monetárias saudáveis para
pelo governo não estipulou um pra-         a elevação da alíquota? As opiniões se      o país”, afirma. Ainda assim, Fattorelli
zo para a retomada da alíquota atual.      dividem, mesmo no campo progressis-         entende que o resultado tributário se-
Contudo, a comissão mista que ava-         ta. Para Maria Lúcia Fattorelli, não resta  ria mais efetivo com o fim da dedução
liou a MP entendeu que seria mais fácil    dúvida de que é importante aumentar         dos juros sobre o capital próprio. “Isso

    JUROS X DÍVIDA PÚBLICA                                       aos R$ 22 bilhões pagos em julho de 2014.
                                                                      O acumulado no ano torna ainda mais dramáticos os
    UMA RELAÇÃO
    PERVERSA                                                     efeitos deste ciclo de altas da Selic, iniciado após a reelei-
                                                                 ção da presidente Dilma. No período de janeiro a julho, o
    A relação entre os lucros dos bancos e a dívida pública      governo alocou R$ 211 bilhões para o pagamento de juros,
    costuma ser ignorada pela maioria dos analistas ouvidos      62% a mais do que foi gasto no mesmo período no ano
    pela grande imprensa. Parece “natural” o Comitê de Política  passado (R$ 131 bilhões).
    Monetária (Copom) aumentar os juros, com o objetivo
    de segurar a inflação, e com isso elevar a própria dívida         Para a auditora da Receita Federal Maria Lúcia
    do governo, já que a Selic é referência para o cálculo da    Fattorelli, o Copom decide o patamar da Selic “sem discutir
    remuneração sobre os títulos públicos. Uma parcela, em       se existem recursos orçamentários para pagar os elevados
    torno de 21% dos títulos públicos, é indexada pela Selic. A  juros incidentes sobre os títulos da dívida pública ou sequer
    maior parte é prefixada ou paga um percentual além da        demonstrar preocupação de onde virão os recursos”. As
    inflação medida pelo IPCA.                                   limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal, a seu ver, não
                                                                 se aplicam à política monetária. Se os recursos orçamentá-
         O estrago, porém, não tem nada de “natural”. Uma        rios existentes no orçamento federal não são suficientes,
    alta de 0,5% na Selic tem um impacto de R$ 10 bilhões        o governo emite novos títulos para pagar grande parte
    a R$ 16 bilhões na dívida pública federal. Isso significa    dos juros nominais incidentes sobre a dívida pública. Esta
    que, a cada dois meses, esta elevação gera um prejuízo       prática, segundo Fattorelli, fere o art. 167 da Constituição,
    para o Brasil equivalente ao da Lava-Jato, estimado em       que proíbe a contratação de dívida para pagar despesas
    R$ 19 bilhões pela Polícia Federal. E não para por aí. O     correntes. “Juros são despesas correntes, como salários,
    Relatório Mensal da Dívida Pública, divulgado em julho,      despesas de manutenção e demais despesas de custeio
    dá contornos mais precisos à gastança: somente naquele       que se consomem durante o ano e não se caracterizam
    mês, o montante de juros somou R$ 40 bilhões. Esse           como investimentos”, explica.
    valor representou um crescimento de 91% em relação
                                                                      Fattorelli também critica a atuação do Banco Central,
                                                                 em especial as operações compromissadas, ou de mercado
                                                                 aberto, realizadas para restringir a base monetária. Para
                                                                 tanto, o BC utiliza títulos da dívida pública emitidos pelo
                                                                 Tesouro Nacional e os entrega aos bancos, em troca do

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