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critica Floriano Sá Neto, presidente da     Se conseguirmos                        REFORMA
Anfip. Ele observa que os impostos sobre    reduzir os impostos                    TRIBUTÁRIA
herança no Brasil, de competência esta-     indiretos de cerca
dual, oscilam de 4% a 8%, com a maior       de 50% para                   “Tornar o imposto mais progressivo
parte dos estados cobrando na faixa de      34%, ampliando a         por meio da tributação direta sobre os
4%. Nos Estados Unidos, diz, a tributação   tributação na renda,     ganhos de capital, a renda e o patrimônio
sobre herança chega a 40%. A alíquo-        já teremos um sistema    ‘oculto’ dos mais ricos, seria a meta a ser
ta efetiva do IR despenca conforme os       menos regressivo. E      alcançada. Precisamente no tocante ao
valores de rendimentos sobem porque,        essa é uma diretriz      mais notório imposto direto — o que
embora nominalmente ela aumente, a          constitucional.          incide sobre a renda das pessoas físicas
parcela dedutível também é progressiva,                              — não há razão ética, econômica ou jurí-
permitindo descontos cada vez maio-         CHARLES ALCÂNTARA        dica capaz de justificar a manutenção de
res no total a pagar. Estudos da Receita                             sua incidência praticamente restrita às
Federal consultados pelas entidades mos-    PRESIDENTE DA FENAFISCO  rendas provenientes do trabalho, ao pas-
tram que o imposto é progressivo até 40                              so que as provenientes do capital sigam
salários mínimos. A partir deste patamar,                            há mais de vinte anos a salvo de tributa-
torna-se regressivo porque nas faixas al-                            ção, como ocorre com a distribuição de
tas — de 160 a 240 salários mínimos —                                lucros e dividendos”, chamam a atenção
70% dos rendimentos são identificados                                os presidentes da Anfip e da Fenafisco, no
como operações de distribuição de lucros                             texto de apresentação do documento de
ou dividendos, isentas de imposto.                                   diagnósticos e premissas.

     A reforma defendida pelas entidades                             NOVA TABELA DO IR
não implica aumento da carga tributária,
atualmente de 32,4% do PIB. Embora                                   Para inverter essa relação, as medidas in-
inferior à média dos países desenvolvidos                            dicadas na proposta incluem uma nova
da Organização para a Cooperação e o                                 tabela de IR. Hoje, a alíquota máxima é
Desenvolvimento Econômico (OCDE),                                    de 27,5% para todos os que ganham a
de 34,1%, o patamar nacional é criticado                             partir de R$ 4.897,91. As entidades que-
pela insuficiência de retorno à sociedade.                           rem estender a isenção do imposto para
O objetivo é o seu deslocamento: reduzir                             quem ganha até quatro salários mínimos
os impostos indiretos sobre os produtos                              (o teto é de dois mínimos) e estabele-
e serviços, que hoje respondem por cerca                             cer novos patamares para rendimentos
de 50% da arrecadação total, e aumentar                              mais altos, na faixa de 35% e 40%, que
os impostos diretos sobre as rendas mais                             incidiriam sobre todas as rendas. Isto sig-
altas (ver tabela ao lado).                                          nificaria passar a contabilizar, na base de
                                                                     cálculo, também os lucros e dividendos,
     A tributação indireta, que atinge                               isentos desde a Lei 9249/95, do governo
todos os consumidores, ricos e pobres,                               Fernando Henrique Cardoso, e que, sozi-
indistintamente, inclui contribuição do                              nhos, gerariam receita adicional anual
INSS, PIS, Cofins, encargos sobre a folha                            de R$ 80 bilhões. Grandes fortunas, in-
de pagamento de salários, impostos que                               cluindo patrimônio imobiliário, também
são diluídos nos preços das mercado-                                 seriam tributadas com alíquotas em tor-
rias, e pouco percebidos pela popula-                                no de 0,5%, que poderiam proporcionar
ção. Sobre o óleo diesel, Floriano Sá Neto                           algo perto dos R$ 37 bilhões, segundo
estima que a participação do imposto                                 a estimativa de Charles Alcântara, da
chegue a 40% e sobre os demais com-                                  Fenafisco.
bustíveis, pode alcançar 25% em alguns
estados.

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