Page 26 - PorSinal 58
P. 26

Éconsenso entre amplos se-                       Atacar essa lógica regressiva, pro-  outubro, um documento-síntese cha-
              tores da sociedade que o      mover justiça tributária, reduzir a de-   mado “A Reforma Tributária Necessária
              caráter regressivo do siste-  sigualdade e assegurar recursos para      — Justiça fiscal é possível: subsídios para
              ma tributário brasileiro só   investimentos públicos são alguns         o debate democrático sobre o novo dese-
              estimula a distribuição in-   dos objetivos da Proposta Tributária      nho da tributação brasileira”, com medi-
 justa da renda, aumentando significa-      Solidária. Desenvolvido pela Fenafisco e  das concretas para efetivar a mudança do
 tivamente a desigualdade social. Os        pela Associação Nacional dos Auditores    sistema tributário brasileiro.
 números são claros: a alíquota efeti-      da Receita Federal (Anfip), o documen-
 va do Imposto de Renda, levando-se         to contou com o apoio do Conselho              Este novo desenho tributário prevê,
 em conta rendimentos tributáveis e         Federal de Economia (Cofecon),            por exemplo, quase duplicar as receitas
 deduções, parte do patamar de 7,5%         do Departamento Intersindical de          da tributação sobre a renda, o patrimô-
 e vai subindo até chegar a algo entre      Estatística e Estudos Socioeconômicos     nio e as transações financeiras — de
 12% ou 20%, conforme o número de           (Dieese), da Fundação Friedrich Ebert     R$ 472 bilhões para R$ 830 bilhões, um
 dependentes, pensão alimentícia ou         Stiftung Brasil (FES), do Instituto de    incremento de R$ 357 bilhões. Em con-
 outras especificidades, na faixa de 40     Estudos Socioeconômicos (Inesc), do       trapartida, sugere reduzir a tributação
 salários mínimos (R$ 38 mil). Neste        Instituto de Justiça Fiscal (IJF) e da    sobre bens e serviços e sobre a folha de
 ponto, a carga tributária começa a cair,   Oxfam Brasil.                             pagamentos em R$ 310 bilhões. Essas
 podendo despencar a 2% para o seleto                                                 receitas podem cair 21,5%, de R$ 1,439
 grupo de cerca de 29 mil contribuintes          As diretrizes fundamentais para      trilhão para R$ 1,129 trilhão.
 que ganham acima de 320 salários por       o projeto foram consolidadas no li-
 mês, ou R$ 305 mil. A partir daí, quan-    vro “A Reforma Tributária Necessária:     QUEM PAGA A CONTA
 to mais o cidadão ganha, menos paga        Diagnósticos e Premissas”, elaborado
 imposto, explica Charles Alcântara,        por mais de 40 especialistas, e lançado   “O Imposto de Renda, hoje, é o imposto
 presidente da Federação Nacional do        em junho (ver Por Sinal 57). Com base     da renda do salário e quem o paga são os
 Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco).    neste estudo de mais de 800 páginas, a    trabalhadores da iniciativa privada e os
                                            Anfip e a Fenafisco editaram, em 17 de    servidores públicos, enquanto aqueles
                                                                                      que têm outros rendimentos não pagam”,

    AUMENTO DA PROGRESSIVIDADE PELA MUDANÇA DA BASE DE INCIDÊNCIA

EM R$ MILHÕES — VALORES DE 2015 E ESTIMATIVAS        ATUAL                            PROPOSTA        DIFERENÇA
BASE DE INCIDÊNCIA                                         R$                                     R$              R$

Renda (1)                                        352.305,41                            606.084,14       253.778,73
Patrimônio                                        85.696,86                             158.699,55      73.002,69
Transações Financeiras                           34.686,30                              65.380,84       30.694,54
SUBTOTAL                                        472.688,57                             830.164,53       357.475,96
Bens e Serviços                                 957.923,80                              726.126,34     -231.797,46
Folha de Salários                                482.003,11                            403.263,25       -78.739,86
SUBTOTAL                                       1.439.926,91                           1.129.389,59     -310.537,32
Outros                                             15.567,38
TOTAL                                          1.912.615,48                               15.567,38                0
                                                                                      1.959.554,12      46.938,64

(1) Inclui o acréscimo de arrecadação na rubrica de Imposto de Renda Retido na Fonte –
Não Residentes de, pelo menos, 0,12% do PIB, aproximadamente R$ 6,9 bilhões.

24
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31