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Se você entrar no nosso mas sei que não sou excelente, não resolvo tudo. Costumo dizer
site, está lá o meu e-mail, que o atendimento é igual a regime de emagrecer, você nunca
para ser acessado, porque acha que ele está bem equacionado. Se você larga, o problema
eu defendo esse contato fica maior. É uma tensão diária, não dá pra descuidar nunca.
direto com o cliente.
Não acredito em serviço O que é o Instituto para Desenvolvimento do Varejo?
de atendimento com a Eu ajudei a montar esse instituto, ele fez dez anos no ano pas-
intermediação de gestores sado. É muito bem conceituado, somos convidados para tudo
operacionais que diante de que tem a ver com nossa atividade. No início, o varejo, um setor
reclamações estão sempre tão forte da economia, não tinha voz. Por isso resolvemos fazer
se justificando. uma coisa diferente, nos unindo. E olha que unir varejistas
não é fácil. São cinco que vendem o mesmo produto para o
mesmo público, às vezes no mesmo quarteirão. Mas a gente
foi muito feliz, no primeiro ano aprendemos a trabalhar jun-
tos. Descobrimos que somos o maior empregador, depois do
governo, e com isso conseguimos separar a competição diária
da causa maior, que é o varejo.
Hoje, o instituto tem mais de 60 associados, que representam 8
mil lojas, ou quase 30% da economia. Uma questão para nós era
importante quando o criamos: os associados tinham que ser for-
malizados. E isso no varejo é complicado, são muitas associações
formadas por gente que não paga impostos. No começo, para
enfrentar isso, atraímos as grandes lojas. Hoje temos sócios de
tudo quanto é tipo, uma representação muito expressiva. Nosso
objetivo é unir a classe. Seja o varejo pequeno, médio ou grande.
Nós é que lutamos pela formalização do pequeno. Fizemos uma
pesquisa quando começamos, e agora, dez anos depois, registra-
mos o quanto nosso trabalho ajudou o Brasil a ser mais formal.
O Magazine Luiza tem alguma política de
responsabilidade socioambiental em relação aos
fornecedores?
Sim, atua em várias frentes. Por exemplo, a empresa fornecedora
não pode utilizar mão de obra escrava. Outra coisa, recomendamos
um cuidado especial com embalagens e matérias-primas usadas.
Agora estamos fazendo um trabalho junto ao IDV, estudando as
melhores práticas de reciclagem. No caso dos nossos funcionários,
investimos muito para eles serem protagonistas. Porque à medida
que você assume que o Brasil é seu, você tem mais cuidado com o
social e o ambiental. Nesse sentido, o Magazine Luiza é muito pre-
ocupado com o processo educativo de seus funcionários. Há mais
de 15 anos damos bolsas de estudo, para qualquer faculdade, que co-
brem em 30% a 70% os valores dos cursos. Se você sair da empresa,
perde a bolsa. Mas você pode se formar hoje em Matemática e sair
amanhã, sem dever nada à empresa. Temos um bom orçamento
para isso, quase todo mundo entra, desde que mostre interesse. É
uma forma que a gente tem de ajudar a educação no país.
OUTUBRO 2015 33