Page 35 - PorSinal 49
P. 35

Se você entrar no nosso      mas sei que não sou excelente, não resolvo tudo. Costumo dizer
site, está lá o meu e-mail,  que o atendimento é igual a regime de emagrecer, você nunca
para ser acessado, porque    acha que ele está bem equacionado. Se você larga, o problema
eu defendo esse contato      fica maior. É uma tensão diária, não dá pra descuidar nunca.
direto com o cliente.
Não acredito em serviço      „„ O que é o Instituto para Desenvolvimento do Varejo?
de atendimento com a         Eu ajudei a montar esse instituto, ele fez dez anos no ano pas-
intermediação de gestores    sado. É muito bem conceituado, somos convidados para tudo
operacionais que diante de   que tem a ver com nossa atividade. No início, o varejo, um setor
reclamações estão sempre     tão forte da economia, não tinha voz. Por isso resolvemos fazer
se justificando.             uma coisa diferente, nos unindo. E olha que unir varejistas
                             não é fácil. São cinco que vendem o mesmo produto para o
                             mesmo público, às vezes no mesmo quarteirão. Mas a gente
                             foi muito feliz, no primeiro ano aprendemos a trabalhar jun-
                             tos. Descobrimos que somos o maior empregador, depois do
                             governo, e com isso conseguimos separar a competição diária
                             da causa maior, que é o varejo.
                             Hoje, o instituto tem mais de 60 associados, que representam 8
                             mil lojas, ou quase 30% da economia. Uma questão para nós era
                             importante quando o criamos: os associados tinham que ser for-
                             malizados. E isso no varejo é complicado, são muitas associações
                             formadas por gente que não paga impostos. No começo, para
                             enfrentar isso, atraímos as grandes lojas. Hoje temos sócios de
                             tudo quanto é tipo, uma representação muito expressiva. Nosso
                             objetivo é unir a classe. Seja o varejo pequeno, médio ou grande.
                             Nós é que lutamos pela formalização do pequeno. Fizemos uma
                             pesquisa quando começamos, e agora, dez anos depois, registra-
                             mos o quanto nosso trabalho ajudou o Brasil a ser mais formal.

                             „„ O Magazine Luiza tem alguma política de
                             responsabilidade socioambiental em relação aos
                             fornecedores?
                             Sim, atua em várias frentes. Por exemplo, a empresa fornecedora
                             não pode utilizar mão de obra escrava. Outra coisa, recomendamos
                             um cuidado especial com embalagens e matérias-primas usadas.
                             Agora estamos fazendo um trabalho junto ao IDV, estudando as
                             melhores práticas de reciclagem. No caso dos nossos funcionários,
                             investimos muito para eles serem protagonistas. Porque à medida
                             que você assume que o Brasil é seu, você tem mais cuidado com o
                             social e o ambiental. Nesse sentido, o Magazine Luiza é muito pre-
                             ocupado com o processo educativo de seus funcionários. Há mais
                             de 15 anos damos bolsas de estudo, para qualquer faculdade, que co-
                             brem em 30% a 70% os valores dos cursos. Se você sair da empresa,
                             perde a bolsa. Mas você pode se formar hoje em Matemática e sair
                             amanhã, sem dever nada à empresa. Temos um bom orçamento
                             para isso, quase todo mundo entra, desde que mostre interesse. É
                             uma forma que a gente tem de ajudar a educação no país.

                             OUTUBRO 2015  33
   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40