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E com os fornecedores? do acesso, o público tem de ser definido pelo desejo de comprar.
Com os fornecedores, a gente faz a mesma coisa, embora no nos- Um televisor de tela plana com 57 ou 60 polegadas não é mais
so ramo dificilmente eles desrespeitem as normas ambientais. um produto de luxo. O mesmo para uma geladeira frost-free.
São empresas grandes, nacionais e multinacionais, que têm pre- A indústria não acreditava na geladeira frost-free. E eu falava:
ocupação em comprar produtos que consumam menos energia, “Gente, o povo quer comprar.” E foi um sucesso, o produto mais
por exemplo, produtos com selos de qualidade e de compromisso procurado. A indústria foi obrigada a repensar sua produção de
ambiental. Essa é uma prática hoje. Agora, quando lidamos com eletroeletrônicos.
empresas de construção para reformar ou construir novas lojas,
há mais exigências, como não empregar menor de idade e usar O mais importante no momento é a oportunidade
produtos que sejam sustentáveis. de crédito. O valor da prestação e não do produto.
Boa parte do que é vendido na nossa empresa é feita por meio
Como o comércio preocupa-se em incentivar e de financiamento. Na maioria das vezes, são pessoas de baixa
distribuir aquilo que é produzido no país? Estimular renda, que têm acesso ao crédito sempre que desejar, em suaves
o desenvolvimento de tecnologias que atendam às prestações. Temos a financeira Luizacred, uma parceria com
demandas do consumidor final? o Banco Itaú, onde os clientes podem optar por empréstimos
Sabemos que, atualmente, se a própria indústria não investir pessoais e outros serviços financeiros.
em inovação tecnológica, não sobrevive. Hoje, os celulares
procuram ter câmeras tão boas quanto às câmeras tradicionais E a crise econômica, como ela afeta vocês?
que usávamos até bem pouco tempo. O que acontece é que se São três coisas básicas que movem uma economia num país
não se atualizar, você fica para trás. Há exemplos de empresas em desenvolvimento: renda, emprego e crédito. E tudo isso é
que tiveram de se reinventar inteirinhas. movido pelo nível de confiança. Hoje, além de vivermos uma
crise política e econômica – e não é a primeira, já tivemos várias
Qual é o perfil do público de vocês? –, o que mais estamos trabalhando é com o nível de confiança da
Não temos um perfil definido de público. No site, por exemplo, população na economia. É um dos mais baixos que já vi. Eu acho
nós atingimos pessoas de maior poder aquisitivo. Normalmente, até que o crédito não está tão apertado. O emprego caiu, mas o
e não é por preferência, nosso perfil na loja física é de mulheres desemprego não é tão alto. Em 2002, chegamos a ter 10 milhões
entre 30 e 40 anos. Eu vim do Japão, na semana passada fui a um de desempregados. A gente terminou 2014 com 4,9 milhões.
evento de mulheres, e o primeiro-ministro japonês participou Quer dizer, é ruim, e você tem de ter cuidado para não continuar.
dois dias. Ele lembrou que hoje a mulher está decidindo a com- Mas, atualmente, o medo de perder o emprego é muito maior
pra até do carro da família. Por isso o enriquecimento do país que o desemprego. O nível de confiança é muito mais sério do
está passando pelo empoderamento da mulher. O Japão está que a crise em si. E parece que está sendo contaminado pela
muito atrasado nessa questão. crise política. Esta situação não é interessante para ninguém,
todo mundo sai perdendo.
Pelas campanhas, a ideia que se tem é que vocês
atingem mais as classes C e D, e para isso usam Com a crise, as pessoas estão deixando de comprar?
ferramentas de comunicação bem arrojadas. É isso Caíram muito as vendas na sua empresa?
mesmo? No ano passado, tivemos um crescimento enorme das vendas
Sempre fomos fortes no público C e D, especialmente nas lojas por conta da Copa do Mundo. Como patrocinadores, investimos
físicas. E nunca quisemos largá-lo, até porque ele aumentou muito. Acreditamos na Copa e acertamos, justo quando quase
muito nos últimos dez anos. Hoje, são mais de 40 milhões de ninguém acreditava. Foi um ato de coragem patrocinar uma
brasileiros que entraram para a economia. A Internet nos dá Copa quando todo mundo estava na rua pedindo para não ter
condições de chegar mais perto desses consumidores, através Copa. Agora, de repente, você tem um ano difícil, com todas essas
de seus filhos, jovens que manejam bem as novas tecnologias. crises. Então estamos comparando com um ano que foi muito
Antigamente, você definia o público-alvo pelo estilo de vida, se bom. Para a empresa, fica então mais difícil. E o que a gente fez?
se hospedava num hotel cinco estrelas, se andava de avião na Todo mundo se tornou vendedor. Focamos na venda, em cam-
primeira classe, se comprava roupas de grife. panhas fortes, como, por exemplo, “as liquidações fantásticas”,
transmitidas ao vivo pelo YouTube.
Os estudos indicam que, com a Internet e a democratização
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