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Eu não vim direto da CUT para o ministério. Eu, antes, ■ E o modelo serviria para as negociações com os servidores
também tive uma experiência muito parecida de negociação federais?
no governo da Prefeitura de São Paulo. Apesar de ser uma Foi um processo bastante rico. Agora, aqui é muito
única prefeitura, ela é a maior do país. Eu negociava com mais complexo, pela dimensão, pela repercussão. Como
um número grande de entidades. A Mesa funcionava de eles estavam condicionados, pela regra, a ter um fórum,
forma semelhante, mas tinha um grau de amadurecimento isso fazia com que fossem à Mesa com mais qualidade
maior, por estranho que pareça. de assessoria. Eles se preparavam melhor para negociar.
Isso trazia dificuldades para a gente. Por isso, acho que o
■ Quem era mais maduro? sindicato tinha uma ação mais diferenciada. Porque, agora,
O processo. Não tem sindicato pior, ou melhor, não. O temos esse problema das negociações fragmentadas. Eu
processo era mais maduro, porque tinha regras mais cla- preferia fazer uma negociação em que participassem todas
ras em relação ao funcionamento da Mesa. Por exemplo, as entidades, ou pelos menos dez, 12. Porque aí negociava
eram 30 ou mais entidades. Só que todos os sindicatos tudo junto. Às vezes, o olhar do sindicato, de uma forma
tinham uma bancada sindical. Como eram vários, eles se legítima, natural, reflete o processo de construção coletiva
organizaram num fórum da bancada. Todos eles, indepen- de suas assembleias, de seus fóruns internos. E esse olhar
dentemente de relação com central sindical. Do fórum, acaba ficando focado no órgão, na carreira, com dificuldades
eles tiravam seis entidades. Do ponto de vista operacional, de ter uma visão mais ampla, do todo. Com essa dificulda-
era um processo um pouco mais fácil do que agora, porque de, às vezes, uma vírgula pode ter uma repercussão muito
a Mesa tinha sempre com os mesmos representantes, eles grande, especialmente no governo federal, pelas dimensões,
colocavam na bancada sindical seis entidades. E nós negoci- e pelo que significa.
ávamos sempre com as seis. Daí, eles levavam as propostas
a um fórum maior, que juntava todas as entidades. Era o ■ Consideramos injusta a curva forçada embutida no Sidec.
fórum das entidades, com posições consensuais entre eles. Aqui no Banco Central os servidores levarão muito tempo
O governo também tinha uma bancada, com representação para chegar ao topo da carreira, pois o quantitativo proposto
de outras secretarias. As grandes secretarias – Educação, para a Classe Especial foi muito reduzido. Seria necessária
Saúde, Finanças – cuidavam do orçamento. Era um proces- a aposentadoria de mil colegas para que as primeiras vagas
so semelhante, mas com um grau de amadurecimento do fossem abertas. O sistema de progressão não deveria simples-
ponto de vista estrutural da negociação. mente levar em conta características ou condições a serem
atingidas pelo servidor, mas sem
“A avaliação de desempenho é para uma limitação no número de
fins da qualificação do serviço público cargos? O governo não pensa em
do Estado. É para fins de promoção reavaliar essas injustiças?
e de remuneração adicional. Por
Não, e pelo seguinte. Pri-
meiro, que não é curva forçada.
isso, tem de ser piramidal. Não O conceito de curva forçada é
podem ser todos. Existe a questão que, em determinado grau, a
da competitividade. Mas uma avaliação não podia atingir a
todos. E o que há é um con-
competitividade aceitável, saudável.” ceito de carreiras de estruturas
piramidais. Não achamos que
um contingente possa ser
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