Page 44 - PorSinal 28
P. 44

Eu não vim direto da CUT para o ministério. Eu, antes, ■ E o modelo serviria para as negociações com os servidores

também tive uma experiência muito parecida de negociação federais?

no governo da Prefeitura de São Paulo. Apesar de ser uma   Foi um processo bastante rico. Agora, aqui é muito

única prefeitura, ela é a maior do país. Eu negociava com mais complexo, pela dimensão, pela repercussão. Como

um número grande de entidades. A Mesa funcionava de eles estavam condicionados, pela regra, a ter um fórum,

forma semelhante, mas tinha um grau de amadurecimento isso fazia com que fossem à Mesa com mais qualidade

maior, por estranho que pareça.                            de assessoria. Eles se preparavam melhor para negociar.

                                                           Isso trazia dificuldades para a gente. Por isso, acho que o

■ Quem era mais maduro?                                    sindicato tinha uma ação mais diferenciada. Porque, agora,

    O processo. Não tem sindicato pior, ou melhor, não. O temos esse problema das negociações fragmentadas. Eu

processo era mais maduro, porque tinha regras mais cla- preferia fazer uma negociação em que participassem todas

ras em relação ao funcionamento da Mesa. Por exemplo, as entidades, ou pelos menos dez, 12. Porque aí negociava

eram 30 ou mais entidades. Só que todos os sindicatos tudo junto. Às vezes, o olhar do sindicato, de uma forma

tinham uma bancada sindical. Como eram vários, eles se legítima, natural, reflete o processo de construção coletiva

organizaram num fórum da bancada. Todos eles, indepen- de suas assembleias, de seus fóruns internos. E esse olhar

dentemente de relação com central sindical. Do fórum, acaba ficando focado no órgão, na carreira, com dificuldades

eles tiravam seis entidades. Do ponto de vista operacional, de ter uma visão mais ampla, do todo. Com essa dificulda-

era um processo um pouco mais fácil do que agora, porque de, às vezes, uma vírgula pode ter uma repercussão muito

a Mesa tinha sempre com os mesmos representantes, eles grande, especialmente no governo federal, pelas dimensões,

colocavam na bancada sindical seis entidades. E nós negoci- e pelo que significa.

ávamos sempre com as seis. Daí, eles levavam as propostas

a um fórum maior, que juntava todas as entidades. Era o ■ Consideramos injusta a curva forçada embutida no Sidec.

fórum das entidades, com posições consensuais entre eles. Aqui no Banco Central os servidores levarão muito tempo

O governo também tinha uma bancada, com representação para chegar ao topo da carreira, pois o quantitativo proposto

de outras secretarias. As grandes secretarias – Educação, para a Classe Especial foi muito reduzido. Seria necessária

Saúde, Finanças – cuidavam do orçamento. Era um proces- a aposentadoria de mil colegas para que as primeiras vagas

so semelhante, mas com um grau de amadurecimento do fossem abertas. O sistema de progressão não deveria simples-

ponto de vista estrutural da negociação.                   mente levar em conta características ou condições a serem

                                                                                   atingidas pelo servidor, mas sem

                                 “A avaliação de desempenho é para                 uma limitação no número de

                                 fins da qualificação do serviço público           cargos? O governo não pensa em
                                 do Estado. É para fins de promoção                reavaliar essas injustiças?
                                 e de remuneração adicional. Por
                                                                                       Não, e pelo seguinte. Pri-
                                                                                   meiro, que não é curva forçada.

                                 isso, tem de ser piramidal. Não                   O conceito de curva forçada é
                                 podem ser todos. Existe a questão                 que, em determinado grau, a
                                 da competitividade. Mas uma                       avaliação não podia atingir a
                                                                                   todos. E o que há é um con-

                                 competitividade aceitável, saudável.”             ceito de carreiras de estruturas
                                                                                   piramidais. Não achamos que

                                                                                   um contingente possa ser

44
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49