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público que age em nome do Estado tem responsabilidades de negociação foi que ele foi feito em médio prazo, ao
adicionais, e essas responsabilidades precisam ser social- longo de três anos: 2008, 2009 e 2010. Isso significa que
mente cobradas. É isso que o diferencia. houve um processo de avaliação, de planejamento, e que
Mas os servidores públicos que atuam nas áreas exclusi- os critérios para a definição de qual era a remuneração
vas de Estado não são mais importantes dos que atuam em adequada para uma e para outra carreira foram diversos.
outras áreas do Estado. Porque é do olhar neoliberal a ideia O principal deles era o quanto estava defasado, o que era
de que o Estado tem de ser meio, não pode ter atividades muito comum nas várias carreiras. O pessoal falava: “Olha,
finalísticas. Para nós, não só pode, como deve sempre asse- durante o governo anterior, os servidores federais ficaram
gurar qualidade de vida, desenvolvimento social e econômico oito anos sem reajuste.” Isso é parte da verdade. Porque
à população. É um projeto dos governos anteriores, que as carreiras das áreas das atividades exclusivas de Estado
queriam tipificar a carreira justamente para que as não-típicas tiveram reajustes diferenciados, está certo? Agora, o que é
fossem eliminadas, com a terceirização, com a transferência que ficou efetivamente sem reajuste durante os oito anos?
de responsabilidade do Estado para o setor privado. Especificamente, as carreiras mais amplas. Ainda hoje temos
defasagem em relação às remunerações.
■ Pelos cálculos do Sinal, até julho de 2010, os trabalhadores Mas é preciso reconhecer que houve um esforço muito
do BC vão chegar a uma equivalência de 95% com a Receita grande de recuperação das estruturas remuneratórias de todas
Federal. Isso em relação à tabela dos analistas. No caso dos as carreiras da administração pública federal. E o ciclo de gestão,
técnicos, houve uma recuperação salarial, sim, em termos onde está incluído o Banco Central, foi um dos setores que teve
nominais, porém, em termos relativos, eles ficaram um pouco uma recuperação importante. Essa postura de uma carreira
para trás. Como vão ficar os salários dos analistas e técnicos do ficar se espelhando em outra que tem uma remuneração dife-
BC com equivalência salarial com o resto dos funcionários? renciada não existe, pelo menos de nossa parte. Até do ponto
Tratar de remuneração quando o assunto é carreira fica de vista formal, legal, não podemos vincular a remuneração de
muito difícil. Por quê? Nós encontramos a administração uma carreira com outra, isso não é possível fazer.
pública com distorções significativas em termos reivindi- No caso do Banco Central, é preciso verificar qual é a
catórios. Temos um balanço do conjunto das negociações remuneração dos servidores hoje e qual era em 2002, em
feitas durante todo esse período e, se formos analisar, não há 2003. Eu não sei de memória, mas vamos constatar que é
nenhum acordo igual ao outro. Todas as categorias tiveram uma recuperação bastante importante. Mas vocês podem
reajustes diferentes. Um dado importante nesse processo alegar que teve outra carreira que conseguiu mais. Esses são
processos de busca de equilíbrio,
“Mas é preciso reconhecer que mas que não vamos resolvê-los
houve um esforço muito grande enquanto não conseguirmos su-
de recuperação das estruturas perar as principais distorções que
remuneratórias de todas as carreiras ainda se verificam nas chamadas
carreiras-meio. Hoje estamos
da administração pública federal. E o com problemas em várias delas,
ciclo de gestão, onde está incluído o que continuam com remunera-
Banco Central, foi um dos setores que ções muito baixas.
Vamos falar, por exemplo,
teve uma recuperação importante.” dos técnicos do Banco Central.
Hoje, há o debate, o que fazer
com esse cargo, como reorga-
agosto 2009 39