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nistração pública em bases modernas de superposição de competências, deixa em 1998 para R$ 656 milhões em
e racionais”. Esse discurso, que soava sérias dúvidas sobre a disposição (e o 2002. A diferença não se explica pela
como música para os defensores da poder) de Lula para tocar o projeto de inflação do período, e sim pelo alto
economia de mercado, plantou as revitalização do Estado. custo dos contratos de terceirização.
sementes do desmonte progressivo Em função disso, o governo concluiu
do Estado e abriu as portas para a pri- Para a deputada Jandira Feghali, que poderia retomar a contratação
vatização de quase todo o patrimônio o governo Lula vive uma gravíssima de servidores gastando o mesmo
estatal. contradição: “Apesar de ter prometi- que já gastava com a mão-de-obra
do a valorização do serviço público terceirizada.
O marco regulador, porém, passava na campanha, em muitos aspectos
pelo enfraquecimento do serviço públi- o governo Lula mantêm a mesma É claro que, em termos práticos,
co. Isso foi feito mediante um conjunto concepção de Estado do governo não se pode tirar o mérito do governo
de leis, medidas provisórias e duas anterior. A reforma da Previdência por tentar restringir a terceirização com
emendas constitucionais: as de nº 9 foi a demonstração disso, em que o a contratação de servidores. Mas falta,
e 20 de 1998. A primeira decretou o servidor público foi posto na rua, mais antes de qualquer outra coisa, entender
fim da estabilidade, legitimou a tercei- uma vez, como o grande causador dos a importância estratégica do funcionário
rização e ainda criou a insuficiência de males da sociedade brasileira, o que é público e, a partir daí, construir políticas
desempenho como forma legal para uma indignidade”, critica a deputada. de valorização do servidor. Para Jandira
demissão; já a segunda trouxe a pri- Feghali, o primeiro passo consiste em
meira reforma da previdência pública, Por outro lado, a disposição do devolver a estabilidade ao servidor. Ela
com a transformação do tempo de governo de reverter o processo de entende que esta, antes de ser uma
serviço em tempo de contribuição e a terceirização parece seguir na direção garantia do servidor, é um direito da
exigência de idade mínima como pré- contrária. A abertura de concurso para sociedade.
-requisito para a aposentadoria. o preenchimento de 24.700 vagas, em
2003, e 41.380, em 2004, é um fato Não se sabe se o governo petista
UM ESTADO positivo, segundo Jandira, que contri- aceitaria rever esta questão. Seja como
PARA TODOS bui para a valorização do profissional for, o tabuleiro político pode reservar
de carreira, mas que ainda não traduz algumas surpresas capazes de ressus-
Fernando Henrique encerrou os seus uma política definida de revitalização citar a discussão sobre a estabilidade.
oito anos de governo sem conseguir do Estado e valorização do serviço A deputada Zelinda Novaes (PFL-BA)
concluir todas as reformas previstas para público. apresentou uma Proposta de Emenda
consolidar o desmonte do Estado. Mas à Constituição para que os servidores
com Lula a expectativa era outra. Como De fato, a decisão de contratar públicos possam ter direito ao FGTS.
dizia o então secretário de Gestão do novos servidores se deu muito mais Segundo a parlamentar, a perda da
Ministério do Planejamento, Humberto por uma premissa contábil: o minis- estabilidade e a equiparação dos regi-
Martins, havia chegado o momento tro Guido Mantega descobriu que a mes previdenciários público e privado
para um novo plano de gestão pública terceirização, ao contrário do que se tornaram o serviço público pouco
em que o Estado deixaria de ser o pro- supunha, aumentou os gastos com atraente. Estender o FGTS seria uma
blema, como era o ponto de vista de mão-de-obra. Em 1995, o governo forma de corrigir esse erro.
FHC, e passaria a ser a solução para as contava com 600 mil servidores.
desigualdades sociais, “um novo Estado Com o enxugamento da máquina,
para o Brasil de todos”. A saída de Martins esse número caiu para 400 mil no
da Secretaria de Gestão, um caso típico fim de 2002. As despesas, no en-
tanto, passaram de R$ 363 milhões
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