Page 15 - PorSinal 10
P. 15
em 2005. Enquanto no setor privado
os acionistas ou os donos da empresa
podem diminuir o lucro para aumentar
a massa de salário, no serviço público
nós não temos uma elasticidade tão
grande em função dos limites esta-
belecidos pela Lei Orçamentária, pela
Lei de Responsabilidade Fiscal e pelos
Planos Plurianuais.
“Um servidor mais bem qualificado, ■ O governo tem alegado que não
motivado e bem remunerado é, na ponta, sinônimo pode propor um reajuste maior ao
servidor em função das limitações
de um serviço público de melhor qualidade.” do Orçamento. Mas os últimos da-
dos mostram que o governo Lula
SÉRGIO MENDONÇA gasta apenas 31% do Orçamento
com pessoal, quando a Lei Camata
mas o governo, que propôs o cro- discussão interna no governo e, pos- permite que essa despesa seja de
nograma, alegou que sua posição teriormente, ao Congresso Nacional. até 50%. Isso sugere que existe
dependia da elaboração do Orça- E tudo isso gostaríamos de construir margem para um aumento maior.
mento 2004. O governo remeteu o com a Mesa.
Orçamento ao Congresso, com um Há, de fato, uma visão, que eu
valor muito baixo para o reajuste ■ Mas é possível esperar que, diria cultural, sobre considerar o gasto
linear, e as entidades se ressentem para o reajuste linear de 2005, a do pessoal apenas como despesa, e
de não terem participado desse discussão com os servidores seja não como investimento, no sentido de
processo. Qual é sua avaliação feita antes de o governo enviar que um servidor mais bem qualificado,
disso? a proposta de Orçamento para o motivado e bem remunerado é, na
Congresso? ponta, sinônimo de um serviço público
A Mesa é estratégica na nossa de melhor qualidade. Esta é uma longa
visão. Um tema central da agenda da Este é o nosso desejo, até porque discussão de convencimento que não
Mesa é a questão das diretrizes de a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentá- se esgota neste governo. O problema
carreira. Passada a fase da revisão geral rias, base para o Orçamento Geral da é que, numa sociedade desigual como
e dos conflitos que estão em curso União) fecha em abril. Se não come- a nossa, o salário médio do servidor
nas diversas categorias, vamos ter que çarmos esse debate logo, vamos ter di- público é mais alto que o salário médio
estruturar essa política, submetê-la à ficuldade para a questão orçamentária do conjunto da sociedade. Então, para
se justificarem transferências orçamen-
tárias maiores para o serviço público,
é preciso convencer toda a sociedade,
que tem pessoas na informalidade, de-
sempregadas, ou com salários médios
mais baixos do que o servidor público,
de que é importante esse investimento,
esse gasto no serviço público.
15